Você tem ideia de quanto a sua empresa está te trazendo de retorno? Você sabe a diferença entre lucro e faturamento? Você sabe o custo de cada produto de sua empresa?”. Esses são apenas alguns questionamentos que são recorrentes entre empresários, principalmente, devido a realidade econômica em que o país se encontra. Se essas também são uma grande dúvida que você tem, saiba que esse artigo irá te ajudar! O texto a seguir visa explicar um pouco sobre como controlar os seus custos e saber um pouco do funcionamento de uma Análise de Custos.

Tamanha é a complexidade de administrar uma empresa que muitos empresários não conseguem focar em melhorias para conseguir alcançar seus objetivos estratégicos de crescimento. E alguns dos erros básicos, como não saber o quanto de lucro a empresa está retornando, é muito comum entre esses empresários.

A busca pelo gerenciamento dos custos nos processos organizacionais passou a ser uma das mais importantes ferramentas de controle gerencial nas empresas, principalmente nos dias atuais, em que a alta competitividade no mercado exige um exímio controle e gerenciamento das despesas para permitir identificar gargalos e oportunidades de prática de preços mais rentáveis e competitivas.

Uma ferramenta que auxilia em uma Análise de Custos é o Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE), que visa evidenciar o quanto uma empresa ganha e, o quanto ela possui de custos e despesas para evidenciar o resultado final de sua empresa. Inicialmente é calculado a Receita Bruta da empresa, que evidencia toda a entra de dinheiro ou patrimônio no caixa da empresa. Em seguida, é efetuado deduções, como por exemplo abatimento de alguns impostos ligados diretamente às vendas, devoluções de vendas e descontos oferecidos, assim, é encontrado a Receita Líquida. Após, ter o resultado da Receita Líquida para a empresa ter certeza de seu lucro, é necessário descontar os custos das mercadorias vendidas (custos de produção e matérias-primas), despesas em geral (despesas com vendas, administrativas, financeiras, etc.), para em seguida poder tirar impostos como o Imposto de Rendas e a Contribuição Social. Por fim, é encontrado o Resultado Líquido, que é o valor correspondente ao resultado de uma empresa, considerando os ganhos e descontos em determinado período, ou seja, o lucro.

Com uma estratégia para gerir os custos é possível obter aumento da lucratividade com a aplicação de preços de vendas mais assertivo, não comprometendo as margens de lucro objetivadas pela empresa. Ganha-se competitividade comercial através de aplicação de preços de forma precisa levando em consideração os custos diretos e indiretos, de fabricação e/ou aquisição e despesas.

Desenvolve-se mais precisão na negociação com clientes através de análise dos preços de vendas, permitindo identificar o comprometimento da margem de lucro desejada pela empresa sobre os preços de cada produto negociado. De modo geral, decisões mais seguras são tomadas.

Ao final, uma análise de custos ajudará a responder a seguinte pergunta: “Minha empresa está realmente gerando lucro? ”. Além disso ela contribuirá para traçar metas para as projeções futuras.

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