Quando falamos sobre investimento, muitas vezes pensamos apenas em questões financeiras, mas não é só isso! Podemos investir em tempo e em planejamento, por exemplo. Investir é qualquer ação realizada que irá provocar um retorno futuro, que possibilitem melhorar a produtividade e alcançar metas e objetivos da sua empresa.

Estamos vivendo em um ambiente cada vez mais complexo e volátil, onde precisamos nos reinventar todos os dias para garantir que estejamos sempre inseridos da melhor maneira no mercado. Com o advento da pandemia, inovar passou a ser mais importante que nunca, pois isso possibilita o crescimento do seu negócio no mercado onde ele atua.

Eventos inesperados como a pandemia que estamos vivenciando serão uma ameaça aos empreendedores em qualquer mercado. Isso nos leva a refletir sobre a importância de se ter um planejamento e capacidade de se adaptar rapidamente. Sendo assim, se você deseja se manter competitivo no mercado, leia esse post e entenda porque esse momento é ideal para investir na sua empresa!

Cenário das micro e pequenas empresas no Brasil na Pandemia

No Brasil, as micro e pequenas empresas (MPEs) correspondem a aproximadamente 98,5% dos 5 milhões de estabelecimentos existentes e entre os setores mais afetados pelo COVID-19 e destacam-se o comércio varejista, serviços de alimentação, moda e beleza.

As MPEs são mais suscetíveis às oscilações do mercado e por isso merecem uma atenção especial. Isso se dá pois esses tipos de negócios atuam em um formato cascata. Como exemplo, podemos citar um dono de restaurante, que depende do fluxo de pessoas que frequentam seu estabelecimento, poderá deixar de comprar insumos de um fornecedor caso o movimento no local esteja baixo.

Por sua vez, o fornecedor, que também depende da compra desse dono de restaurante será prejudicado. Ambos poderão demitir funcionários, que passarão a consumir menos no comércio também. Ou seja, é um movimento que afeta outras pessoas da cadeia, provocando o efeito cascata.

De forma a se adaptar, muitas empresas varejistas e de serviços de alimentação intensificaram o uso do delivery, criaram estratégias de vendas como a criação de vouchers para manter a renda e intensificaram o marketing nas redes sociais. Mas para isso precisaram analisar o mercado e traçar qual seria o melhor tipo de investimento a se fazer.

Veja também: Por que contratar uma consultoria em momentos de crise?

Qual investimento posso implementar em minha empresa?

O surgimento do COVID-19 causou um enorme rebuliço no mercado e na economia brasileira desde que se proliferou em nosso país. Decisões governamentais de reclusão imediata para combate ao vírus obrigaram empresas, comércios e demais estabelecimentos a encerrar seu expediente e produção de forma abrupta e sem data prévia de retorno. Diante disso, as vendas e receitas de muitas organizações caíram consideravelmente com a falta de visitação de clientes. Muitas empresas enxergaram a necessidade de realizar novos investimentos e buscar estratégias para se manter no mercado.

Nesse cenário, é comum que líderes de negócios se sintam desnorteados quanto ao rumo que seu estabelecimento está nesse momento e qual irá tomar quando voltarmos ao nosso novo normal. O gestor que não buscou formas de contornar essa situação de maneira eficaz se encontra agora em uma situação crítica, com recursos escassos e sem um direcionamento correto quanto a quais ações pode começar a realizar na sua empresa e como aplicar esses procedimentos.

Por isso, é importante começar a idealizar e a implantar ações de inovação que ajude o seu negócio a sair da crise e se destacar frente a concorrência. E para isso, a Soluções traz algumas dicas para você! Conheça agora algumas ações que, quando implementadas, podem te ajudar a sair desse turbilhão de variáveis e a encontrar saídas para o seu negócio:

Gestão de custos:

É fundamental que toda empresa tenha uma análise de custos bem estruturada e eficaz. Portanto, é imprescindível que o responsável saiba identificar todos os gastos que estão envoltos na sua produção, bem como suas despesas mais recorrentes, a frequência de gastos, entre tantas outras coisas. Por isso, conheça algumas dicas que irão facilitar sua empresa a iniciar esse processo:

– Identifique e diferencie seus gastos: É importante saber quais dos seus gastos estão envolvidos com cada um dos seus produtos. Para isso, busque identificar todos eles e os separar em custos diretos, os que estão diretamente ligados à produção, como matéria prima. Ou despesas, que são os valores gastos com fatores não ligados diretamente a produção mas essenciais, como aluguel. Isso irá te ajudar a estabelecer um preço de venda justo para o seu cliente mas que também irá te trazer lucro.

A gestão de custos é uma forma de investir em sua empresa.
Uma gestão de custos eficiente é essencial para qualquer organização.

– Armazene dados: Com os dados de compra e venda de um determinado período de tempo armazenados, é possível realizar previsão de gastos durante o ano, ajudando você a se preparar melhor em todas as épocas.

– Busque utilizar algum sistema de finanças: Com tantas informações e dados é esperado que algo se perca durante o processo. Por isso é importante buscar alguma ferramenta que te ajude a fazer esse gerenciamento, como uma planilha ou métodos de anotações pessoais.

Com uma gestão de custos implementada em sua empresa, você terá um poder de tomada de decisão muito maior e por isso, recomendamos que você faça esse investimento!

Gerência de estoques:

Ter uma gestão de estoques assertiva é algo crucial para todos os negócios. Imagine encomendar de um fornecedor algo essencial para o bom andamento da sua produção e não receber porque a fábrica estava sem o material. Situação desconfortável, não é mesmo? Para não fazer seus clientes passarem por isso estabeleça no seu empreendimento, uma gestão de estoques efetiva. Implementar a gestão de estoques pode ser um investimento viável para sua empresa caso. Por isso, separamos algumas dicas sobre como realizar esse grande feito:

–  Crie um inventário: Antes de começar a realizar qualquer ação é importante ter seu inventário de produtos e materiais definido. Para isso, coloque a mão na massa e comece a contar seu estoque!

– Controle as entradas e saídas de material: Procure algum método que seja eficiente para você e seu négocio implementarem e comece a utilizá-lo. Pode ser um software, uma planilha do Excel ou mesmo anotações que se mantenham atualizadas e condizentes com a realidade. Não é preciso ser nada mirabolante o importante é que exista e que seja efetiva para você.

– Prepare sua equipe: Assim como toda nova estratégia que é implementada na empresa deve ser notificada ao time, com a gestão de estoques não é diferente. Notifique o pessoal sobre as mudanças que estão sendo criadas para que todos estejam alinhados quanto as novas ações e saibam agir de acordo.

Planejamento estratégico:

O planejamento é uma das ferramentas de gestão mais importantes para toda empresa. Nele é definido o futuro desejável da empresa e por isso ele se torna um investimento valioso para uma empresa. A realização de um planejamento estratégico pode ocorrer anualmente e outras até semestralmente, de acordo com as necessidades de cada organização! Conheça alguns passos que devem ser seguidos nesse processo:
– Defina os objetivos: Junto com o time, pense nos objetivos de melhoria que vocês desejam implementar na empresa. Eles podem advir de problemas recorrentes que são vistos no estabelecimento ou outras adversidades enfrentadas.
– Defina as metas: Pense em onde você quer chegar. Quer ser o maior varejista de Minas Gerais em 1 anos? Ou ter uma nova filial daqui 2 anos? Juntamente com toda a equipe pense e defina essas metas. Além de defini-las é importante saber o papel que cada setor irá ter de responsabilidade para com elas.
– Defina estratégias: As estratégias são o que vão te encaminhar ao alcance das metas. Portanto, devem ser bem pensadas e seguidas.

Realizar um planejamento estratégico é outra forma de investir em sua empresa, gerando retorno a curto, médio e longo prazo.
O planejamento estratégico possibilita a visualização de todas as ações a serem feitas a curto, médio e longo prazo para o alcance das metas da empresa!

Oportunidade de investimento

Creio que se tornou perceptível ao longo da leitura o quanto uma preparação de riscos é essencial para o bom andamento das atividades dentro de qualquer empresa. Gerenciar seus custos, organizar seus estoques e se planejar estrategicamente são investimentos aconselháveis a qualquer empresa. Por isso, mesmo que você, gestor, proprietário, gerente administrativo ou afins, não tenha se preparado para o momento atual que estamos vivenciando, ainda é possível mudar e se adaptar a essa nova realidade. Encare essa situação como uma oportunidade de crescimento e amadurecimento, enxergue sua empresa com novos olhos e veja que ainda é possível virar o jogo e ganhar destaque no seu mercado. Não perca mais tempo e venha se reinventar conosco! 

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