A Norma Regulamentadora 12, conhecida como NR12, foi aprovada junto de outras 27 normas na Portaria nº 3.214 do Ministério do Trabalho, em 8 de junho de 1978. É uma norma estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, que estabelece requisitos mínimos para garantir a segurança  no trabalho em máquinas e equipamentos. Essa lei estabelece medidas a fim de garantir a proteção e integridade física dos trabalhadores na linha de produção.

Importância da NR-12 no seu negócio.

A NR-12 tem como objetivo a prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais durante o uso de máquinas e equipamentos. A norma, adota medidas de proteção coletiva, administrativas e de proteção individual, sendo elas:

  • Medidas de proteção coletiva: envolvem a instalação de proteções físicas nas áreas de risco das máquinas injetoras;
  • Medidas administrativas: treinamento periódico dos colaboradores;
  • Medidas de proteção individual: uso de EPIs específicas para cada atividade, dentre outras.

A princípio, a Norma Regulamentadora segue um único e exclusivo objetivo máximo que é cuidar da vida e da saúde dos colaboradores na funcionalidade dos equipamentos industriais contribuindo para um ambiente empresarial mais seguro e saudável.

A norma também orienta sobre o posicionamento das máquinas e equipamentos dentro da área de trabalho. A norma não só traz respaldo quanto ao layout da planta, como também é importante para que a circulação dos operadores e demais trabalhadores seja segura.

Benefícios da aplicação da NR-12

Funcionários operando com total segurança
Essa NR define referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para resguardar a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos

Evitar os riscos e acidentes de trabalho é o principal propósito da norma, é ela que vai permitir e manter o bem-estar e a integridade física dos trabalhadores. Com isso, pode ser evitado futuros custos com acreditáveis acidentes no ambiente de trabalho, assim como doenças ocupacionais também.

A Fonte de Informação da norma irá estabelecer uma série de instruções sobre os procedimentos em questão, fazendo com que o uso seja facilitado ao trabalhador.

Vida útil dos equipamentos essa norma regulamentadora exige informações completas sobre toda a vida útil de máquinas, o que vai fazer com que seja possível respeitar e evitar que haja problemas com os equipamentos pelo mau uso, gerando ainda mais custos para a empresa.

O cumprimento da NR-12 é fundamental para não haver problemas com a Secretaria do Trabalho e não ser autuado pelos auditores fiscais.

 Principais Requisitos da NR-12

Operário utilizando a nr-12
NR 12: cuidando do bem-estar dos trabalhadores e da produtividade da empresa.

Entretanto, como vimos até aqui, a NR 12 se torna uma grande aliada quando a organização deseja garantir a integridade física e a saúde de seus colaboradores. Das 36 normas, ela é considerada uma das mais completas e complexas, se aplicando também ao armazenamento de materiais, obedecendo alguns requisitos de segurança. 

A Norma Regulamentadora trás alguns requisitos que cabem serem destacados por aqui, são eles: 

Princípios gerais da NR-12

Logo de início a NR-12 já define alguns princípios e medidas fundamentais para resguardar a saúde e integridade dos colaboradores, além de estabelecer requisitos mínimos para que acidentes de trabalhos possam ser prevenidos durante o manuseio de máquinas e equipamentos. Estes que podem ser novos e usados.

A Norma além de permitir a movimentação segura de máquinas e equipamentos fora das instalações da empresa para que possam ser realizadas atividades de reparação, adequação ou atualização, também permite a segregação, com o uso de bloqueio e sinalização que impeçam a utilização das máquinas e equipamentos que estão passando por reparos.

Para entendermos sua dimensão, cabe destacar a o que esta NR não se aplica:

  1. Máquinas e equipamentos movidos ou tracionados por força humana ou animal;
  2. Máquinas e equipamentos expostos em feiras, eventos e museus, para fins relacionados à c. exposição e que já não sejam utilizadas para fins produtivos;
  3. Máquinas e equipamentos classificados como eletrodomésticos;
  4. Equipamentos estáticos.

Somado a isso também existem responsabilidades sobre os trabalhadores, o que compreende:

  1. Cumprir com as orientações recomendadas para a operação e manuseio das máquinas e equipamentos;
  2. Participar de treinamentos fornecidos pela empresa;
  3. Colaborar com a implementação da Norma Regulamentadora.

Arranjo físico e instalações

Assim, é muito importante entender que não são somente máquinas e equipamentos que causam acidentes no ambiente de trabalho. Os elementos que compõem as instalações da empresa também impactam diretamente em toda a sua dinâmica de funcionamento; barreiras, pisos desnivelados, falta de sinalização ou um layout mal dimensionado podem colaborar para a criação de um ambiente perigoso. Você já presenciou algum ambiente que colocasse em risco a integridade dos trabalhadores daquele lugar? Vamos falar de algumas regulamentações que nos ajudam na orientação desses arranjos, e são elas:

  1. Devem existir demarcações nas áreas de circulação onde há instalação de máquinas e equipamentos;
  2. Não devem existir obstruções nas áreas de circulação;
  3. As ferramentas utilizadas durante o processo produtivo devem ser organizadas ou dispostas em locais que sejam específicos para essa finalidade;
  4. As distâncias entre as máquinas devem estar conforme com suas características e aplicações  preservando os trabalhadores durante seu manuseio.

Este tópico da norma parece ser de fácil aplicação, mas são necessários planejamentos e estudos.

Dispositivos de parada de emergência

Tão importante quanto evitar acidentes é saber como reagir perante a eles. Dispositivos ou sistemas de parada de emergência são fundamentais para evitar situações de perigo latentes ou existentes; botões e sensores são alternativas que ajudam a mitigar ou resolver esses problemas. No entanto, como formas de prevenção, o local de trabalho deve obedecer a algumas obrigações para tornar o ambiente mais seguro. A título de exemplos, temos que os dispositivos de parada de emergência não devem ser utilizados como dispositivos de partida ou de acionamento.

A parada de emergência não deve gerar riscos adicionais e nem prejudicar a eficiência dos sistemas de segurança, sua função deve estar disponível e operacional a qualquer momento, independente do seu modo de operação.

Sinalização

Sabemos que os seres humanos são bastantes visuais, desse modo, a utilização placas, cores, símbolos e sinais luminosos são formas de comunicação claras e eficazes. Essas sinalizações devem ser de fácil compreensão e possuírem boa visibilidade, garantindo as instruções e advertimentos necessários.

Capacitação

Afinal, Muitas pessoas já passaram pela situação de chegar a um novo trabalho e até passar pelo processo de capacitação, os membros mais antigos já passam dicas e instruções sobre a dinâmica do ambiente e como operar determinadas máquinas e equipamentos, um momento de familiaridade com o novo. Diante desse cenário existem responsabilidades que o empregador deve cumprir para atender a Norma, e a primeira delas é justamente a disponibilização de treinamentos sem antes que o trabalhador assuma a função. Você já sabia? Além disso, ela deve ser realizada sem ônus para o trabalhador respeitando as cargas horárias estabelecidas para determinadas funções, realizando reciclagem sempre que ocorrerem modificações significativas.

Impacto da NR-12 nos Projetos Industriais

Máquina pegando carga de forma totalmente segura
Máquinas seguras, operadores protegidos: NR-12 em vigor.

Portanto, como foi visto, a NR-12 gera impactos significativos nos projetos industriais a depender do uso de máquinas e equipamentos, setores e atividades envolvidas. Avaliamos diferentes aspectos, desde o design inicial até a operação contínua das máquinas e atividades envolvidas

Sua implementação pode gerar um aumento na eficiência e na sustentabilidade dos processos produtivos, reduzindo desperdícios, além de evitar custos médicos com acidentados. Entretanto, Devemos avaliar criteriosamente outros impactos.

Projeto ergonômico: A norma aborda questões ergonômicas, visando proporcionar condições de trabalho mais seguras e saudáveis. Pois isso pode impactar o design das máquinas e equipamentos para garantir que sejam adequadas ao uso.

Atualização em máquinas existentes: Máquinas e equipamentos já existentes na fábrica podem precisar de alterações como a instalação de dispositivos adicionais de segurança ou modificações de certos componentes para atender os critérios estabelecidos.

Documentação técnica: Os projetos realizados devem incluir as documentações técnicas que atendam aos requisitos da Norma Regulamentadora, o que pode envolver, por exemplo, a criação de instruções de trabalho, cartilhas informativas ou manuais

Custo do projeto: A implementação da NR-12 pode aumentar os custos do projeto, uma vez que para cumprir com os requisitos de segurança e ergonomia pode demandar o uso de tecnologias mais avançadas, materiais mais caros além da adequação do ambiente fabril.

Como implementar a NR-12 em uma empresa?

A palavra implementação em inglês encima de um tipo de quebra-cabeça
NR 12: investimento em segurança, economia de acidentes.

Ok, após entender os benefícios e impactos que a NR-12 consegue gerar, como fazer a implementação dela em minha empresa? Sua implantação pode exigir grandes investimentos financeiros, documentações técnicas e a adoção de novas tecnologias. Veja agora as ações necessárias para implantar a NR-12 em seu negócio. 

  1. Será preciso realizar uma análise de risco, onde busca-se especificar tecnicamente cada máquina ou equipamento utilizados na linha de produção;
  2. Treinar e capacitar os colaboradores envolvidos nas atividades fabris, sendo estes ministrados por trabalhadores ou profissionais qualificados para este fim, com supervisão de profissional que seja legalmente habilitado e que se responsabilizará pela adequação do conteúdo, forma, carga horária, qualificação dos instrutores e também a avaliação dos capacitados;
  3. Será necessário realizar auditorias e inspeções internas para fazer a verificação se os procedimentos implementados estão sendo realizados conforme a Norma;
  4. Realizar um plano de ação para que seja possível tomar decisões assertivas e mapear as atividades necessárias para sua implantação;
  5. Somado a adequação do arranjo físico de forma que as máquinas, equipamentos e demarcações sejam feitas segundo o que estabelece a NR-12.

Esses foram alguns dos passos que são necessários para que seja feita a implantação da NR-12. A Norma foi criada para que as condições de segurança no trabalho sejam suficientes para proteger os trabalhadores que operam na produção. Deseja entender mais sobre o assunto ou sentiu a necessidade de se adequar? Entre em contato com a Soluções Consultoria e faça um orçamento gratuito, somos destaque por oferecer soluções de qualidade e com preço abaixo do mercado.

Deixe um comentário