Você já sentiu que seu cliente não conseguiu enxergar valor no seu projeto por não o entender? Você costuma ter problemas de comunicação técnica em seus projetos, gerando produtos não conformes? Saiba que a modelagem 2D e 3D pode te ajudar a tornar mais tangível produtos ou especificações subjetivas, melhorar a comunicação técnica de seu projeto e ainda diminuir seus custos ao proporcionar a construção de um protótipo digital de um produto, reduzindo a necessidade de elaboração de protótipos físicos.

O desenho 2D e 3D, trata-se da representação gráfica de desenhos bidimensionais e tridimensionais, respectivamente. Enquanto na modelagem 2D os objetos gráficos são representados somente pelas dimensões largura e altura, na modelagem 3D, os objetos gráficos representados possuem largura, altura e profundidade. Mas que ferramentas são utilizadas para fazer desenhos técnicos em 2D e 3D? Existe uma denominação geral para os softwares utilizados por diversos ramos do conhecimento para facilitar o projeto e desenho técnicos: são os sistemas CAD (Computer Aided Design) ou Desenho Assistido por Computador. A escolha de um software específico depende do tipo de projeto que você visa desenvolver (engenharia, geologia, arquitetura, design), do nível de detalhes desejado, ou ainda, do nível de investimento que você pode realizar para adquirir um determinado software. Para projetos mecânicos, por exemplo, dentre os mais utilizados para modelagem 2D e 3D, pode-se citar o AutoCad, Solid Works e CATIA.

Nessa perspectiva, os desenhos 3D fornecem uma ampla visão sobre o produto, possibilitando a criação de modelos e diferentes montagens, permite visualizar etapas de fabricação, além da possibilidade de testar os movimentos da máquina que está sendo construída. Enquanto os desenhos 2D são interessantes na elaboração de plantas, especificando tolerâncias e funcionando como um “mapa” do seu projeto. Assim, em uma análise rápida, embora muitos possam acreditar que os desenhos tridimensionais têm total vantagem em relação aos produzidos em apenas duas dimensões, o melhor tipo de desenho a ser utilizado depende dos objetivos do projeto.

Ademais, atualmente em um mundo tão conectado e dinâmico, a comunicação efetiva é essencial, visto que a maioria das falhas em um projeto se deve à uma comunicação mal feita. Dessa forma, uma das principais vantagens do desenho técnico 2D e 3D é o fato das chances de erros serem minimizados, o que aumenta consideravelmente a produtividade durante o projeto, ao mesmo tempo que a qualidade do seu produto aumenta, ao ser padronizado. As vantagens do desenho técnico nos seus projetos são variadas. No caso de produção de máquinas, o desenho técnico auxilia na manutenção da máquina pois ele é a planta da máquina, sendo mais fácil a identificação de possíveis falhas. Por fim, caso você fabrique maquinários para venda, o desenho técnico pode ser uma ótima ferramenta de marketing para sua empresa, com o auxílio dos softwares CAD, é possível criar modelos para chamar a atenção do cliente e explicar de forma muito mais clara as funções de sua máquina.

Percebeu como desenhos 2D e 3D podem tornar seu projeto mais atraente e objetivo? Sente que sua empresa precisa melhorar a comunicação técnica? Entre em contato com a gente e marcaremos um diagnóstico totalmente gratuito para você!

Deixe um comentário