Você tem vontade de investir em algo novo, mas quando pensa no assunto tem os seguintes questionamentos: Em quanto tempo vou conseguir pagar esse investimento? Essa seria uma aplicação viável? Quanto de dinheiro eu realmente gastarei no projeto? Como saber se eu realmente fiz todas as análises? Seria financeiramente vantajoso trocar um equipamento que tenho por um mais novo?

É muito comum que muitos empresários e investidores tenham todas as inseguranças acima na hora de abrir um novo negócio, expandir ou até mesmo na criação de um novo produto. Normalmente, a maior preocupação é quando se receberá o retorno do investimento feito. E é exatamente isso que a Análise de Viabilidade Econômica e Financeira realiza: o real potencial do retorno do investimento, em números.

Essa análise consegue verificar esse retorno considerando variáveis em termos econômicos e financeiros, dando o poder de decisão com total transparência e clareza. É valido lembrar que os conceitos sobre variáveis econômicas e variáveis financeiras são parecidos e, consequentemente, é comum se confundir ao se deparar com cada um deles. Mas afinal, o que significa cada um?

As variáveis na viabilidade econômica têm como principal foco analisar os custos e benefícios do projeto, resultando em um projeto viável ou não viável. Por outro lado, variáveis de viabilidade financeira tem o principal foco em números, estimando o valor total para se colocar o projeto em prática. Ou seja, a viabilidade financeira fica responsável por passar a clareza de quanto e quando o investimento terá um retorno e a viabilidade econômica tem a responsabilidade de falar se o projeto é ou não possível de ser realizado.

Para que essa análise completa seja realizada, é preciso seguir algumas etapas: projeção de receitas que o projeto terá; projeção de custos, despesas e investimentos; análise de indicadores.

A projeção de receitas é realizada para identificar a capacidade de gerar dinheiro para quem investe. Para isso, é preciso conhecer muito bem o mercado e os períodos de sazonalidade. A projeção de custos, despesas e investimentos é realizada para também identificar os principais custos, despesas e investimentos. É necessário que essa etapa seja muito bem realizada pois um erro muito comum é assumir que a estrutura da empresa ou do projeto não irá se modificar, resultando em um cálculo não tão preciso. A projeção de fluxo de caixa é bem intuitiva e representa o dinheiro que entra e sai todos os dias. A etapa mais complicada é a análise de indicadores, uma vez que varia muito de acordo com o ramo do investimento. Os indicadores mais comuns são: Taxa Mínima de Atratividade (TMA), Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e o Payback.

De forma sucinta, a TMA é estimada com base nas principais taxas de juros praticadas pelo mercado e corresponde ao mínimo que um investidor se propõe a ganhar, ou ao máximo que alguém se propõe a pagar ao realizar um financiamento. Já o VPL visa calcular o valor presente de uma sucessão de pagamentos futuros, deduzindo uma taxa de custo de capital. Esse cálculo é extremamente necessário, uma vez que o dinheiro que o investidor receberá no futuro não terá o mesmo valor que o dinheiro possui no tempo presente. Pode-se dizer que o VPL consiste em trazer para o presente todos os fluxos de caixa de um projeto de investimento, somando-o ao montante inicial. Assim, será possível avaliá-lo de forma a averiguar sua viabilidade. A TIR é a taxa que zera o VPL e demonstra o quanto rende um projeto de investimento, considerando a mesma periodicidade dos fluxos de caixa do projeto. Por fim, o Payback que em português significa “retorno” é uma métrica destinada a analisar o prazo de retorno do investimento em um projeto, ou seja, é o tempo de retorno do investimento inicial até o momento no qual o ganho acumulado se iguala ao valor deste investimento

Sendo assim, fica mais que evidente as vantagens do estudo de viabilidade, afinal, ninguém gostaria de ver um dinheiro investido não trazendo o retorno esperado. Ou pior, trazendo prejuízo. A Análise de Viabilidade Econômica e Financeira é a chave para que projetos de novos investimentos saiam do papel de forma segura, rentável e sonhos sejam realizados!

E aí, sentiu a necessidade de fazer um estudo de viabilidade para seu negócio? Entra em contato com a gente e marcaremos um diagnóstico empresarial totalmente gratuito para você!

Deixe um comentário