Engenhar ideias, produzir soluções!

Blog

Como aumentar sua capacidade de produção?

A capacidade de uma empresa é a quantidade máxima de produtos que esta pode produzir. A capacidade é aumentada normalmente diante de um aumento imediato na demanda dos clientes ou diante de um aumento antecipado na demanda do cliente. Todas as organizações possuem uma parte oculta do processo, o que representa a capacidade perdida e inclui o tempo que não é gasto na produção. Então, antes de pensar em adicionar turnos ou horas extras, terceirizar parte da produção ou adquirir novos equipamentos, certifique-se de que sua empresa considera o inexplorado potencial que existe atualmente. O potencial inexplorado em sua fábrica atual pode ser dividido em duas categorias, cada uma delas representa uma restrição na capacidade:

  1. Perdas do equipamento (capacidade perdida devido ao equipamento operar abaixo de todo o seu potencial).
  2. Perdas de cronograma (capacidade perdida em função do tempo que o equipamento não é programado para operar).

 

A capacidade de produção pode ser aumentada através da melhoria da produtividade de fabricação. Uma maneira prática de se obter esses resultados é através da redução das seis grandes perdas em processos produtivos. As seis grandes perdas são: Paradas Planejadas (configurações e ajustes), Paradas Não-Planejadas, Ciclos Lentos (tempo de produção ineficiente), Pequenas Paradas, Rejeições de Produção e Inicialização.

Tratando-se desse assunto, alguns projetos podem trazer diversos benefícios e vantagens. Como exemplo podemos citar a Gestão da Manutenção, o Lean Manufacturing e o Programa 5S.

A Gestão da Manutenção visa por meio do gerenciamento e diagnóstico, elaborar planos de manutenção de equipamentos com o objetivo de manter a máxima produtividade das máquinas evitando assim, paradas não previstas que acarretam em prejuízos financeiros e operacionais.

Os projetos Lean Manufacturing e 5S objetivam, por meio da melhoria contínua da qualidade, eliminar desperdícios e criar uma cultura de qualidade no estabelecimento, respectivamente.

Atualmente, diversas empresas não têm conhecimento sobre seu potencial que está sendo perdido diariamente, sobre os prejuízos acarretados e possíveis melhorias.

Quer saber um pouco mais sobre esse assunto e saber como podemos te ajudar? Entre em contato com a Soluções Consultoria.

Texto em 05/07/2017
Escrito por Renata Andrade
Gerente de Relações Públicas

Written by

The author didnt add any Information to his profile yet

Deixe uma resposta