Os clientes da sua empresa estão satisfeitos com os prazos de entrega dos seus produtos ou serviços? Será que os concorrentes têm capacidade de entregar em um prazo mais curto? Qual etapa de todo esse processo demanda mais tempo e pode estar atrasando os pedidos? Todos esses questionamentos se referem ao Lead Time, definido como o período entre a chegada da demanda na empresa e a entrega final do produto ou serviço prestado ao cliente, o que pode envolver diversos processos, informações e pessoas. Ações visando entender e reduzir este tempo são essenciais e se tornam uma excelente ferramenta para tomada de decisões, por envolver fatores como Gestão de Estoques, Redução de Custos, relação como os Concorrentes, Fornecedores e satisfação dos Clientes.

Como o Lead Time varia de acordo com o produto ou o serviço prestado, não existe uma fórmula exata para calculá-lo, porém, para todos os casos, é necessário contabilizar o tempo gasto em todas as etapas do processo. De forma mais detalhada, primeiro é necessário criar uma lista com todos os itens que serão utilizados e estabelecer o tempo para a obtenção de cada um deles. Após a aquisição dos mesmos, é preciso estipular o número de dias/horas necessárias para cada etapa de fabricação do produto ou de execução do serviço. Por fim, adiciona-se o tempo pós fabricação, que inclui, por exemplo, o período de entrega do produto. Entretanto, para que o cálculo do Lead Time seja o mais preciso possível, também é fundamental contabilizar finais de semana, feriados, paradas para manutenção, dentre outros fatores que atrasam ou interrompem as atividades.

Uma vez que se saiba como identificar e calcular o Lead Time do seu negócio, vamos então às práticas de como reduzi-lo! São atividades simples de se compreender! A primeira delas é (1) manter um estoque de matéria-prima dentro da sua própria empresa, o que gera um certo custo mas elimina atrasos indesejados de fornecedores. Caso não seja possível ter esse estoque, (2) negocie e faça parcerias com seus fornecedores para que eles tenham um estoque de prontidão para te atender! É uma alternativa extremamente válida. Como terceira medida, (3) esteja sempre buscando e focando em melhorias para seu processo produtivo e da sua empresa em geral, seja com automatizações diretamente na produção ou com um sistema de gestão empresarial integrado, por exemplo, que visa de forma geral reduzir falhas e custos dos processos. Por fim, (4) exerça uma gestão logística bem consistente, sabendo escolher seus parceiros logísticos de forma a inibir o não cumprimento dos prazos de entrega, seja de matéria-prima ou de produto acabado. Importante lembrar que atrasos na entrega de produtos é uma reclamação bem recorrente dos clientes de forma geral e que em alguns casos isso pode gerar punições do ponto de vista legal previsto no Código de Defesa do Consumidor. Portanto, não deixe que isso ocorra no seu negócio!

Imagine a seguinte situação: Você precisa decidir entre duas empresas que entregam exatamente o mesmo produto, contudo uma entrega em 15 dias e outra em 10 dias. Qual você escolheria? Ou seja, a escolha final do cliente pode estar diretamente relacionada ao prazo, e com os fundamentos citados acima, sua empresa pode se beneficiar da redução do Lead Time. Dessa forma, fazer com que o Lead Time seja o mais reduzido possível é fundamental, uma vez que ter um bom planejamento entre o momento do pedido até o recebimento pode trazer inúmeras vantagens, tais como a redução de custos, se destacar entre os concorrentes e aumentar o nível de satisfação dos clientes.

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