Você já sentiu necessidade de trabalhar com peças mais complexas e não sabe como fazer? Já pensou em inovar no design do seu produto? Precisa de protótipos bem desenvolvidos? A manufatura aditiva pode ajudar a tornar isso real, e você terá um processo flexível e capacidade de imprimir geometrias complexas. Esse diferencial agrega valor ao seu produto por meio dessa tecnologia crescente no mercado.

A manufatura aditiva consiste no processo de unir materiais para fazer objetos a partir da deposição de variados materiais em camadas seguindo modelos tridimensionais, a cada dia ela ganha mais aplicabilidade sendo empregada no setor automotivo ao odontológico. Esse processo é dividido em quatro categorias, sendo elas os processos subtrativos, de conformação, aditivos e processos híbridos.

Num mundo onde possui-se clientes cada vez mais exigentes, as empresas têm que encontrar alternativas para fabricar produtos personalizados, porém sem que isso afete o custo de produção, que, por meios tradicionais, seria menor se fosse produzido um grande número de peças. A manufatura aditiva possibilita que isso seja feito, pois esse processo permite a confecção de produtos com maior complexidade geométrica sem necessidade de molde ou ferramental, fazendo com que o custo por unidade produzida não mais depende do volume de produção. Além disso, o projeto possa ser alterado mesmo enquanto está sendo fabricado, reduzindo consideravelmente os prazos de entrega de produção.

Pense em um momento no qual você queira construir um protótipo para testar uma peça antes de mandar usinar, ou então imagine que você esteja utilizando um equipamento e alguma peça difícil de se encontrar separadamente quebre. Esses problemas podem ser resolvidos através da manufatura aditiva de forma rápida.

Deixe um comentário