As tubulações industriais são constituídas de um conjunto de tubos, conexões e válvulas, voltado sobretudo para a distribuição de gases, óleos, vapores, lubrificantes e líquidos em geral. Os tubos são normalmente construídos a partir de materiais metálicos como, por exemplo, os diversos tipos de aço carbono.

Aplicações das Tubulações Industriais

A princípio, é válido ressaltar que as tubulações industriais têm uma vasta aplicação em indústrias de processamento, alimentícias, farmacêuticas, químicas, petroquímicas, refinarias de petróleo, entre outras, para transportar fluidos que estão sendo bombeados para um reservatório ou distribuir o conteúdo de um reservatório para os diversos pontos de utilização.

exemplo de tubulações industriais fabricadas pela technobras
Tubulações industriais fabricadas pela Technobras.

Nesse sentido, com o avanço tecnológico, houve uma melhora significativa na fabricação de tubulações industriais. Levando, assim, ao aumento da qualidade técnica das estruturas, especialmente em operações nas quais o transporte de fluidos líquidos e gasosos é necessário.

Dessa forma, existem dois tipos de tubulações industriais. O primeiro diz respeito às tubulações instaladas no interior das instalações industriais, como tubulações de utilidade, processo, instrumentação e drenagem. Já o segundo tipo refere-se às tubulações instaladas na parte exterior das indústrias, ou seja, tubulações para transporte e distribuição.

Funcionamento das tubulações industriais

A grande maioria dos problemas hidráulicos pode ser relacionada a um dos seguintes pontos: vazão necessária de fluido, as diferenças de altura existentes, pressões disponíveis, velocidades e perdas de carga, da natureza do fluido, do material e tipo de tubulação.

Sendo assim, a equipe de projeto deve se preocupar em garantir a vazão requerida com a menor perda de carga possível, ter uma estrutura com flexibilidade que mantenha as tensões internas dentro dos limites aceitáveis, garantir um funcionamento seguro e confiável, permitir que a montagem e a manutenção sejam feitas de maneira fácil e segura, além de buscar minimizar os custos de implantação, operação e reparo. 

Veja também: Projeto de máquina: entenda como é realizado!

Processos de fabricação das tubulações industriais

Os tubos, em geral, são divididos em dois grupos: sem costura e com costura. Desta forma, os tubos sem costura são fabricados por três grandes processos industriais: a laminação, a extrusão e a fundição. Já os tubos com costura são fabricados pela soldagem. Os processos industriais de maior relevância na fabricação de tubulações são os de laminação e solda. Esse processo é responsável por mais de 60% dos processos das instalações industriais.

Laminação

A laminação é um processo de conformação de metais. Basicamente, os materiais passam por dois rolos giratórios que os comprimem, e têm sua espessura retraída e o comprimento aumentado.

Assim, dentre os principais tipos de produtos laminados, podemos destacar: chapas planas ou bobinadas, folhas e discos. Esses manufaturados têm diversas aplicações em setores rodoviários, aviários, em elementos estruturais de construção civil e em embalagens.

exemplo do processo de laminação
Exemplo de Laminação.

Extrusão

Extrusão é o processo em que um determinado material é forçado através de um orifício. A peça é “empurrada” contra uma matriz conformadora de redução. Desta forma, a parte ainda não ‘extrusada’ fica contida em um outro recipiente ou num cilindro. Esse processo pode ser feito a frio ou a quente dependendo da ductilidade do material. Como resultado, esse processo é responsável pela fabricação de tubos de ferro fundido, de aços não-forjáveis e grande parte dos materiais não.

Além disso, o processo de extrusão pode ser classificado em dois métodos diferentes. No método direto, o material se movimenta e é forçado pela prensa a passar por uma matriz causando um grande atrito entre as partes envolvidas. Já no processo indireto o material permanece fixo.

exemplo do processo de extrusão da borracha
Extrusão da borracha.

Soldagem

Os processos de soldagem estão presentes em quase todas as indústrias mecânicas, principalmente as que usam metais pesados como matérias-primas. Assim, existem duas formas de aplicar o processo de solda na fabricação de tubos industriais: longitudinal e espiral. Na solda em espiral, a matéria-prima é sempre uma bobina. Já na soldagem longitudinal, são necessárias tecnologias avançadas e maquinário próprio para ser realizada com sucesso.

exemplo de processo de soldagem
Processo de soldagem.

Vantagens da Instalação das Tubulações Industriais

Dentre as vantagens da instalação industrial é viável citar, de forma geral, quais são as principais, de acordo com as que são mais utilizadas principalmente pelas indústrias metal-mecânicas:

  • Algumas possuem baixo custo de instalação;
  • Fácil execução por parte dos profissionais;
  • Peças consideradas especiais devem ser utilizadas apenas em soldagem em longitudinal
  • Aplicação diversificada;
  • Fácil conformidade;
  • Adesão de boa resistência mecânica por parte da tubulação instalada;  
  • Melhor distribuição das tensões de ruptura;
  • Fácil adequação à pressão e temperatura locais.

Portanto, sua empresa pode e deve ser beneficiada com a instalação dessas tubulações.

Tubulações e instalações industriais exemplo
Exemplo de empresa com tubulação industrial em inox.

Ressaltando um ponto de extrema importância, vale enfatizar que, somente a aplicação de recursos de alta qualidade e dentro das normas exigidas dos padrões de qualidade de produtos mecânico-industriais não são ações suficientes. Logo, é indispensável que os tubos e os demais dispositivos e materiais utilizados também sejam instalados de forma apropriada. Somente dessa forma é possível assegurar a instalação eficiente das tubulações industriais.

Em síntese, as tubulações industriais são largamente utilizadas em indústrias de processamento, refinarias de petróleo, alimentícias e farmacêuticas, principalmente do transporte de fluidos. São de extrema importância para uma indústria que quer se firmar no mercado como uma empresa que realiza as funções mecânicas e industriais com alta qualidade.

Veja também em outros posts do nosso blog sobre assuntos como projeto mecânico, gestão da manutenção e produtividade! Fale conosco e saiba mais sobre o projeto de tubulações industriais.

Deixe um comentário