Todas as pessoas, em algum momento, já tiveram uma ideia (mesmo que simples) sobre uma maneira inovadora de se realizar um processo habitual, de forma automatizada. Normalmente, estas ideias nunca são transformadas em realidade. Mas já parou para pensar como seria? Os Projetos Mecânicos podem tornar isso real!

O primeiro passo para se transformar uma ideia em algo real, quando se trata de automatizar, é elaborar um projeto mecânico. Através de softwares como AutoCAD e SolidWorks, podemos criar este projeto e garantir, por meio de análises, que a máquina final funcionará como desejado. 

Apesar disto, elaborar um projeto mecânico não é simples. Por isso, antes de entendermos em seus detalhes como é feito, é importante entender também a definição exata de um projeto mecânico.

O que são os Projetos Mecânicos?

Projetos mecânicos vêm como um facilitador no processo de resolução de problemas. É  através dele que máquinas, equipamentos ou mesmo peças são elaboradas, unindo as mais variadas áreas de estudo, como por exemplo: ciência dos materiais, termodinâmica, automação, fabricação, entre outras. 

Por isso, é necessário um profissional capacitado (ou uma equipe de profissionais) para se chegar a um produto final que alie utilidade, eficiência e simplicidade, pois, afinal, as melhores soluções normalmente são as mais simples!

Um case de sucesso

Um belo exemplo de que soluções complexas nem sempre são as melhores é o case da empresa BIC®… quem nunca teve uma de suas canetas esferográficas azuis ao longo da vida? Ou, então, teve que comprar uma no caminho do vestibular que iria prestar? 

Caneta BIC
A caneta BIC® é um exemplo de solução simples que deu e ainda dá certo

O segredo do sucesso da empresa foi a visão de transformar um produto que até aquele momento era sinônimo de riqueza e sofisticação, em um produto simples a ponto de ser comercializável em qualquer “loja de esquina”.

Entretanto, apesar de tais soluções parecerem fáceis demais, acredite, não são! No caso da BIC®, o mecanismo esferográfico ao final da haste, hoje tido como banal, foi fruto de muitos estudos, cálculos e testes na época de sua criação. Em outras palavras, um exemplo de Projeto Mecânico. Na seção a seguir, será explicado o passo-a-passo de um projeto de qualidade.

Etapas dos Projetos Mecânicos

  1. Ideia

Como tudo na vida, nada sai do nada. O primeiro passo de qualquer projeto mecânico é a ideia por trás dele, o que é bastante lógico: se você não tiver um problema para solucionar, não haverá solução. 

Uma boa ideia pode render para você ou sua empresa não somente fama e dinheiro, mas também uma patente. Por isso, dedique muito tempo em desenvolver e refinar sua ideia. Não caia na falácia de que “tudo já foi inventado”, pois conforme a tecnologia avança, novos caminhos para inovações são abertos.

  1. Desenvolvimento do conceito

Entenda seu problema. Liste todos os requisitos da sua máquina, sejam eles volumétricos, ergonômicos, produtivos… qualquer requisito! 

Também tenha em mente quais serão as funcionalidades envolvidas, tanto as principais, quanto as secundárias (lembrando que tudo o que é “extra” agrega valor ao produto final). Para cada finalidade, deverá ser desenvolvida uma solução.

Checklist para a relaização de projetos mecânicos
Uma boa forma de elencar os principais pontos a serem atendidos em seu projeto é através da realização de checklists
  1. Dimensionamento

Para qualquer aplicação real, é necessária a escolha eficiente da geometria e dos materiais envolvidos no projeto. Por isso, dimensionar os componentes da sua máquina é uma etapa imprescindível e, dada a complexidade dos cálculos, é necessário que o responsável por essa tarefa seja um profissional capacitado.

  1. Esboço 

Neste momento, você provavelmente já possuirá noção do layout da sua criação, então comece a esboçá-lo. Existem várias formas de fazer isso, porém a mais assertiva é por meio da modelagem 3D utilizando softwares como AutoCAD e SolidWorks.

Para mais informações sobre esse tipo de desenho, leia também: Desenho Técnico Mecânico: o que é, como e por que fazê-lo.

Caso deseje mais confiabilidade nos seus projetos mecânicos, ainda há a possibilidade da realização de simulações numéricas. Tais simulações servem para validar os cálculos realizados anteriormente e devem ser realizadas com os procedimentos corretos.

  1. Protótipo

Por fim, resta construir o protótipo e testar sua máquina no mundo real! Obviamente você ainda não terá disponível uma linha de produção pronta para fabricar especificamente a sua máquina, então opte por processos de fabricação mais baratos e menos complexos. Uma sugestão é a impressão 3D (manufatura aditiva).

Impressão 3D de projetos mecânicos
A impressão 3D é uma ótima maneira de gerar protótipos iniciais da sua ideia

Leia mais sobre o tópico em: Saiba tudo sobre Impressão 3D! 

OBS: Ainda que o polímero da impressão não garanta a mesma resistência que um protótipo de metal, será um bom ponto de partida para você tentar vender sua ideia a investidores.

Benefícios e Vantagens dos Projetos Mecânicos

Entendido como ocorre a elaboração de uma máquina, é importante também entender as motivações para que uma seja projetada. Assim, através dos benefícios fornecidos pela mesma, pode-se analisar se esta é a solução ideal para o momento em que seu negócio se encontra.

Por isso, confira abaixo as vantagens de se realizar projetos mecânicos para a sua empresa:

Automatização do processo

Através da automação, seu negócio se tornará mais ágil e eficiente, sem perda de qualidade no produto. Um bom projeto de máquina fará com que o processo desejado seja feito no menor tempo possível, gerando o produto final de forma padronizada e com a menor taxa de defeitos. Tudo isto, sem interrupções na cadeia produtiva.

Linha de produção automatizada
Linhas de produção automatizadas tornam o processo produtivo mais ágil e eficiente

Redução de custos na produção

Apesar de possuir um valor elevado no início, utilizar uma máquina criada especificamente para atender sua demanda irá gerar uma redução de custos notável ao longo do tempo. Necessitando poucas manutenções e operadores para seu uso, automatizar é uma ótima saída para quem precisa produzir mais, gastando menos.

OBS: Diante do mercado extremamente competitivo que todas empresas enfrentam hoje em dia, reduzir seus custos pode ser a diferença entre uma trilha de sucesso e a falência!

Melhor uso dos recursos disponíveis

Como dito anteriormente, uma máquina possui a excelente vantagem de garantir um processo padronizado. Assim, é possível otimizar a utilização dos recursos, sendo gastos no processo apenas o mínimo necessário para a produção. Através desta eliminação de erros e desperdícios no processo, é possível produzir mais itens, com a mesma quantidade de recursos.

E você, já pensou em automatizar algum processo em seu negócio?

Tornar-se mais competitivo é, hoje em dia, uma obrigação de toda empresa. E agora que você conhece as vantagens competitivas que uma máquina personalizada pode trazer pro seu negócio, faça uma análise em sua empresa! Muitas vezes a solução para trilhar um caminho de sucesso estará em otimizar um processo específico de seu negócio.

Mas fique atento: elaborar um bom projeto mecânico exige profissionais capacitados, para que os benefícios não se tornem problemas. O caráter de benefício a longo prazo desta solução muitas vezes parece tornar a opção mais barata, mais viável. Apesar disto, nem sempre é uma verdade.

Quer entender melhor se esta é a solução adequada para seu negócio, como colocá-la em prática e tornar sua empresa referência no seu ramo? Entre em contato com um de nossos especialistas e marque, de forma gratuita, um diagnóstico para seu negócio.

Deixe um comentário