Quando se trata de obter vantagem competitiva sobre os concorrentes, inúmeras estratégias podem traçadas para alcançar esse objetivo. Segundo Porter, podemos simplificar todas essas opções estratégicas, reduzindo as infinitas possibilidades em três estratégias básicas, as quais se convencionaram chamar de “Estratégias Competitivas Genéricas”. São elas:

  • Liderança de Custo: A empresa busca se tornar o produto de baixo custo de seu mercado. A forma na qual esse processo deverá ocorrer, dependerá da estrutura de seu setor, dentre outros fatores. As fontes de vantagem em custos são várias e podem incluir a busca de economias de escala, tecnologia patenteada e acesso preferencial às matérias-primas. Um produtor de baixo custo deve descobrir e explorar todas as fontes possíveis em seu negócio.

 

  • Diferenciação: A empresa seleciona um ou mais atributos que muitos compradores consideram importantes, e posiciona-se exclusivamente para satisfazer essas necessidades. Ela desenvolve, portanto, uma diferenciação que atraia uma fatia expressiva de mercado e essa exclusividade possibilitará à empresa obter uma margem de lucro superior à média daquele setor.

 

  • Foco: A empresa buscará atender com excelência uma estreita fatia de mercado.

Os projetos oferecidos pela Soluções Consultoria auxiliam empresas a obter vantagens competitivas de diversas formas. Atuamos desde a elaboração do Planejamento Estratégico, até a execução de ações alinhadas à estratégia, como o serviço de Análise de Custos para uma empresa que opte pela Liderança de Custo, por exemplo.

Ficou interessado e gostaria de saber um pouco mais sobre como atuamos? Entre contato com a Soluções Consultoria.

Texto em 31/07/2017
Escrito por Breno Motta
Gerente Comercial

Deixe um comentário