Produção continua é um dos principais tipos de sistemas de produção, os quais consistem em um conjunto de operações e atividades para a produção de bens ou serviços, agindo de forma integrada para atingir o objetivo e os resultados esperados do sistema atuante.

Este é um método utilizado pelas empresas para obter a maior quantidade de produto com o menor intervalo de tempo possível. Sendo baseado, como o próprio nome diz, em uma produção feita continuamente ou fluxo em linha, sem interrupções e pausas, podendo ser de um produto único ou com diferenciações.  No entanto, são muito padronizados e fluem de um posto a outro ao longo da linha.

A escolha deste tipo de sistema é difícil e delicada, uma vez que é necessário grande planejamento, conhecer os detalhes do produto a ser produzido e as exigências do mercado. Além disso, na maioria das vezes se caracterizam pelo grau de mecanização elevado, requerendo investimentos em maquinário e na implementação de medidas de controle da qualidade e seu monitoramento em fases do processo. Um outro fator a ser trabalhado para a sua utilização é a manutenção mecânica, fundamental para proporcionar o bom funcionamento dos componentes da linha e garantir que não haja alguma falha, resultando em paradas repentinas de toda a planta e consequente prejuízo.

Como exemplo de processos onde a produção contínua normalmente é empregada, estão os de engarrafamento em uma empresa de bebidas, a linha de montagem de um carro e em indústrias alimentícias e químicas.

Entendeu o que é uma Produção contínua? Gostaria de ideias relacionadas ao tema para aplicar na sua empresa? Entre em contato conosco que podemos te ajudar!


Escrito por Rafael Massardi
Gerente de Projetos

Este post tem um comentário

Deixe um comentário