Engenhar ideias, produzir soluções!

Blog

O que é Produção Contínua?

Produção continua é um dos principais tipos de sistemas de produção, os quais consistem em um conjunto de operações e atividades para a produção de bens ou serviços, agindo de forma integrada para atingir o objetivo e os resultados esperados do sistema atuante.

Este é um método utilizado pelas empresas para obter a maior quantidade de produto com o menor intervalo de tempo possível. Sendo baseado, como o próprio nome diz, em uma produção feita continuamente ou fluxo em linha, sem interrupções e pausas, podendo ser de um produto único ou com diferenciações.  No entanto, são muito padronizados e fluem de um posto a outro ao longo da linha.

A escolha deste tipo de sistema é difícil e delicada, uma vez que é necessário grande planejamento, conhecer os detalhes do produto a ser produzido e as exigências do mercado. Além disso, na maioria das vezes se caracterizam pelo grau de mecanização elevado, requerendo investimentos em maquinário e na implementação de medidas de controle da qualidade e seu monitoramento em fases do processo. Um outro fator a ser trabalhado para a sua utilização é a manutenção mecânica, fundamental para proporcionar o bom funcionamento dos componentes da linha e garantir que não haja alguma falha, resultando em paradas repentinas de toda a planta e consequente prejuízo.

Como exemplo de processos onde a produção contínua normalmente é empregada, estão os de engarrafamento em uma empresa de bebidas, a linha de montagem de um carro e em indústrias alimentícias e químicas.

Texto em 24/07/2017
Escrito por Rafael Massardi
Gerente de Projetos

Written by

The author didnt add any Information to his profile yet

Deixe uma resposta