Engenhar ideias, produzir soluções!

Blog

Cinco passos para se tornar mais criativo

A criatividade é uma competência que pode ser aplicada em qualquer área da vida. Basicamente é a capacidade de selecionar, organizar, associar, transformar e estruturar conhecimentos e experiências passadas com conhecimentos e percepções presentes, produzindo combinações úteis. Por consequência, ser criativo é ser “think outside the box” (expressão em inglês que significa pensar fora da caixa), ou seja, pensar de forma diferente e ser original.

As pessoas mais criativas são aquelas que sempre conseguem manipular bem as informações, já que a sua realidade retrata um ambiente rico em operações. Sendo assim, qualquer atividade que desenvolva nossas experiências e conhecimentos melhora cada vez mais nossa atividade criativa. É perceptível que a criatividade não envolve apenas informações e combinações, é necessário incentivá-la cada vez mais. Dentre muitas maneiras de incentivar a criatividade é aconselhável:

  • Eliminar modelos mentais que limitam a atividade criativa: Todas as pessoas estabelecem imagens acerta do funcionamento do mundo. Essas imagens limitam as formas de agir e pensar. Isso não significa que as pessoas estejam certas ou erradas na forma que pensam, mas esses modelos mentais são todos simplificações, podendo se afastar cada vez mais da realidade. O grande desafio é transformar um modelo implícito em um modelo explicito, criticando-o, avaliando sua adequação com a realidade e libertando-o das amarras da aprendizagem, inovação e criatividade.

 

  • Potencializar o domínio pessoal: O domínio pessoal melhora a visão pessoal, concentra as energias, amplia a paciência e permite ver a realidade de forma mais objetiva. Isso faz com que a vida seja encarada como uma atividade criativa e não de forma reacionária.

 

  • Manter a tensão criativa: A queda das metas ocorre quando não se consegue viver sob tensão, dessa maneira, sobrevém a mediocridade e o acomodamento. As mudanças só ocorrem quando a situação atual difere da visão. O individuo passa a ver a realidade não como obstáculos, mas como uma aliada na execução de suas metas. Portanto, a tensão criativa é a mola propulsora da criatividade.

 

  • Utilizar a intuição: A intuição é a compreensão integral e imediata de uma verdade, fato ou objeto. É perceber de forma imediata a resposta de um problema. Assim, o inconsciente conecta as informações e conhecimentos mostrando uma solução criativa. É necessário sempre ver a validação dessa solução.

 

  • Desenvolver o pensamento sistêmico: Analisar de maneira sistêmica significa identificar ações distante do tempo e espaço conectando-as em um mesmo padrão. Normalmente os problemas tentam ser resolvidos em partes isoladas de um tudo, entretanto, observar o todo é essencial para impulsionar uma solução criativa.

Texto em 17/07/2017
Escrito por Pedro Moraes
Gerente de Gestão de Pessoas

Written by

The author didnt add any Information to his profile yet

Deixe uma resposta