Você tem uma ideia de máquina ou peças e tem vontade de ver como seria ou se funcionaria? Tem medo de investir um dinheiro alto na fabricação dessa ideia? Tem vontade de ver os resultados caso fizesse uma pequena alteração na peça?

Transformar ideias em produtos inovadores de forma eficiente é uma das principais necessidades das empresas que visam sobreviver e se destacar no mercado cada vez mais competitivo. Diante disso, a prototipagem rápida é uma técnica chave, capaz de garantir benefícios em diversos projetos e áreas de uma manufatura.

A prototipagem em 3D (ou RP – Rapid Prototyping) consiste na fabricação de peças protótipos baseados em desenhos tridimensionais fornecidos por softwares CAD (Computer Aided Design). Ela permite uma maior agilidade na definição do protótipo, tornando assim o processo de criação de produtos mais rápido para a empresa.

A construção de protótipos é de suma importância para que o projeto idealizado seja conduzido da melhor maneira. Ele auxilia visualmente aquilo que está sendo produzido, o que facilita a troca de ideias e alterações no design, tornando o processo mais flexível a mudanças. Outro ponto interessante é a possibilidade de se trabalhar com geometrias complexas, aumentando o leque criativo da equipe. Além disso, pode auxiliar também em testes prévios, diminuindo os riscos de falhas no produto final.

A prototipagem rápida diminui em cerca de 60% o tempo de criação e fabricação da peça, em relação a processos de usinagem convencionais, podendo entregar o produto em questão de horas. Ela também diminui o material gasto, porque, diferente da usinagem convencional que opera sob retirada de cavacos progressivamente, a prototipagem rápida opera sob deposição de camadas até chegar ao produto final.

Existem vários sistemas de fabricação de prototipagem rápida, mas em geral, seu processo parte de um desenho em CAD. Posteriormente, a fabricação da peça ocorre pelo depósito do material, camada por camada, até que ela esteja pronta, necessitando apenas de limpeza e acabamento antes de ser finalizada.

Diante de todos os fatores, ficam claras as vantagens de se utilizar a prototipagem rápida em projetos. A rapidez do processo e menores gastos com material diminuem os custos finais. Além disso, o auxilio visual, além de permitir que modificações sejam feitas de forma mais objetivas, diminui as chances de retrabalho por falhas no produto final, representando uma economia para a empresa.

 

Deixe um comentário