Você já se encontrou em uma situação onde tem que realizar uma tarefa, mas não possuía instruções suficientes para sua execução? Um exemplo muito comum em nosso cotidiano ocorre quando dispomos de um equipamento novo para realização de um processo, e, ao invés de ler o manual para aprender a manuseá-lo, você opta por ficar tentando aprender sozinho, acarretando em dor de cabeça e alto dispêndio de tempo para a execução de tarefa.

Imagine agora a seguinte situação onde uma empresa é responsável por fabricar componentes automotivos em grande volume para multinacionais. Para que a demanda diária seja cumprida, várias operações com maquinários devem ser realizadas simultaneamente, sem erros de processamento. Como é possível cumprir essa demanda realizando o processo adequadamente?

Daí surge a necessidade do Gerenciamento por Processos, uma metodologia que visa identificar, desenhar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos, vitais ou não para o funcionamento da organização. Ele introduz a padronização dos processos, possibilitando que resultados consistentes e alinhados sejam alcançados.

Diretamente traduzido de Business Process Management (BPM), esse projeto tem como principal função de sistematizar e facilitar processos organizacionais, para que todo integrante da empresa tenha noção exatamente do seu papel dentro da empresa. Com isso, possibilita uma melhor tomada de decisões e uma visão do negócio como um todo.

A maior vantagem do BPM é a melhoria contínua dos processos, fazendo com que as empresas se tornem sempre mais eficientes, assertivas e capazes de realizar mudanças que são aparentemente complexas. É aconselhável que se inicie esse projeto logo após de um projeto de 5S, para que tenha uma gestão da qualidade mais efetiva dentro da empresa.

Independentemente do porte da empresa, o Gerenciamento por Processos tem como principais benefícios o melhor aproveitamento do tempo, já que permite que os colaboradores mantenham o foco no modo correto de exercer suas atividades, que elimina erros e retrabalhos. Outro benefício é a garantia de maior alinhamento entre a estratégia e operação, já que permite os gestores acompanharem os indicadores dos processos e também, até que ponto eles estão de fato contribuindo para a execução da estratégia. Além disso, com o Gerenciamento por Processos torna-se possível a maior rapidez na tomada de decisão, setorização da empresa, integração entre áreas, dentre outros benefícios.

Ficou curioso de como conseguir implantar e trazer os benefícios do Gerenciamento por Processos em sua empresa? Não deixa de lado esta oportunidade! Entre em contato com a Soluções Consultoria para maiores informações.

Deixe um comentário