O QFD (Quality Function Deployment ou, no português, Desdobramento da Função Qualidade) surgiu no Japão na década de 1960. Ele foi desenvolvido pelos professores Shigeru Mizuno e Yoji Akao, no contexto do Controle da Qualidade Total (TQC). A implantação de programas TQC tem como papel principal a satisfação total dos stakeholders. Nesse sentido, o método se encaixa como forma de ouvir a voz do cliente, para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos.

Conceitualmente o QFD é um processo visto como uma forma de comunicar sistematicamente informação relacionada com a qualidade e de explicitar ordenadamente trabalho relacionado com a obtenção da qualidade e tem como objetivo alcançar o enfoque da garantia da qualidade durante o desenvolvimento de produto (Cheng & Filho, 2007), utilizando como insumo as necessidades expressadas pelos clientes.

 

O método é baseado na relação de causa e efeito entre as características exigidas pelos clientes e as características técnicas que as traduzem na produção. Isso porque, em 1972, com a aplicação do QFD para o desenho de um navio petroleiro na Estaleiros Kobe, a Mitsubishi Heavy Industry percebeu que o diagrama de espinha de peixe poderia ser poderiam ser transformados em uma planilha ou formato de matriz com as linhas com efeitos desejados de satisfação do cliente, e as colunas são as causas de variações controláveis e mensuráveis (Wilker, s.d.). Na figura abaixo pode-se ver os desdobramentos que ocorrem para a obtenção dos requisitos técnicos de produção.

 

 

Portanto, se você possui a ideia de um produto novo que precisa ser desenvolvido e validado, o QFD  é uma excelente forma de construí-lo com o enfoque nos requisitos estabelecidos pelo cliente. Se deseja saber mais sobre como desenvolver seu produto com excelência, entre em contato conosco!

Texto em 10/07/2017
Escrito por Gabriel Nunes
Gerente Interno de Marketing

Deixe um comentário