Sabe-se que em momentos de crise a preocupação das empresas com a manutenção ou mesmo melhoria da produtividade é evidente. Para tanto, cresce a importância de planejar os processos de forma a otimizar os recursos empresariais possibilitando redução de custos e a maximização dos lucros.

Nesse sentido, existem alguns desafios quanto a tomadas de decisão administrativas:

  • Encontrar nível de estoque ideal para minimizar custos com armazenagem e capital imobilizado ao mesmo tempo em que haja garantia da disponibilidade de produtos para atender a demanda;
  • Entender as causas de variabilidade dos produtos e agir na padronização de processos a fim de assegurar o mínimo de padronização necessário para atender os requisitos exigidos;
  • Compreender margem de contribuição de cada produto e priorizar os mais rentáveis;
  • Organizar o ambiente de trabalho, identificar atividades chaves e eliminar trabalhos que não agregam valor;
  • Definir melhor sequenciamento de atividades e evitar retrabalho.

Como posso resolver esses desafios?

Diante dessas necessidades, o profissional que possui know-how para atacar em todas essas frentes é justamente o Engenheiro de Produção. Sua capacidade multidisciplinar e seus conhecimentos técnicos de gestão e economia, fazem com que ele atue de forma mais focada para ajudar a empresa a enfrentar esse período mais complicado. Através da atuação em áreas como qualidade, gestão estratégica e engenharia organizacional o engenheiro é o mais apto a salvar indústrias e empresas de qualquer ambiente de crise e recessão.

E o mercado já reconhece essa capacidade. A engenharia de produção é, dentre as engenharias, a que menos sofre com a crise e também é a profissão mais bem valorizada e remunerada. Então estamos diante de um paradoxo? Em crise devemos reduzir nossos custos e para isso procuramos um engenheiro de produção que é justamente um dos profissionais com média salarial mais alta do mercado? É exatamente nesse sentido que uma consultoria júnior pode ser a solução mais adequada.

As empresas juniores são formadas por estudantes que, orientados por seus professores, prestam serviços que apesar de possuírem alta qualidade são oferecidos por preços muito abaixo do mercado, por ser uma organização sem fins lucrativos.

Conheça nosso portfólio de Serviços e entre em Contato para que possamos ajudar sua empresa a enfrentar esses desafios em momentos de crise.

Escrito por Laís Borges Nascimento
Gerente de Relações Públicas

Nathalia Zandomingo

Diretora de Relações Públicas

Deixe um comentário