Você sabia que 77% dos brasileiros sonham em ter seu próprio negócio? Porém, para além da ideia, o caminho para empreender é cercado por desafios e incertezas, como um entendimento das necessidades dos clientes, o dimensionamento do mercado e, principalmente, a falta do conhecimento sobre o retorno financeiro do negócio.

Em um relatório divulgado pelo Sebrae em 2018, foi constado que, a cada 04 empresas abertas, 01 fecha antes de completar 02 anos de existência no mercado e, muitas delas, por falta de um planejamento adequado. Nesse contexto, a elaboração de um Plano de Negócios se apresenta como um instrumento de suma importância para a definição e organização de ações, visando alcançar os objetivos e metas desejados, além da diminuição dos riscos associados à difícil tarefa que se chama empreender.

Um Plano de Negócios é um documento que descreve os objetivos de um negócio. Segundo o Sebrae, “é por meio dele que se tem as informações detalhadas do seu ramo, produtos e serviços, clientes, concorrentes, fornecedores, e, principalmente, pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade da sua ideia e da gestão da empresa”. Para a elaboração desse documento, são utilizadas diversas ferramentas, que possibilitam um maior entendimento do negócio. Entre elas:

  • Business Model Canvas, que tem como principal objetivo a modelagem do negócio de uma maneira visual e fácil de ser compreendida. É muito indicada na fase inicial do desenvolvimento de um plano de negócios.
  • Análise SWOT, também conhecida por matriz SWOT, que visa analisar os pontos fortes e fracos da empresa, e as oportunidades e ameaças do mercado.
  • Pesquisa e análise de mercado, que auxilia na definição de estratégias em diferentes setores da empresa, como os canais de comunicação mais eficientes e ações promocionais a serem desenvolvidas.

Já em relação ao aspecto financeiro, a diminuição dos riscos pode estar associada a um estudo de viabilidade econômica, que tem como finalidade analisar se um determinado investimento é viável ou não, ou seja, se trará o retorno desejado pelo empresário.

Nesse sentido, alguns dos muitos benefícios que acompanham o Plano de Negócios são: aumento das chances de sucesso do negócio, maior segurança para tomada de decisões importantes, melhoria na capacidade de definição dos objetivos a longo prazo, aumento da probabilidade de alcançar metas, maior vantagem competitiva em relação aos concorrentes, melhoria das chances de atingir os clientes certos e de obter controle financeiro do negócio.

Viu a importância de um Plano de Negócios? Entre em contato conosco que podemos te ajudar!

Deixe um comentário