Para evitar riscos que possam inviabilizar o negócio, é fundamental que este apresente um fluxo de caixa estruturado. Mas, apesar de ser uma ferramenta de simples aplicação, há peculiaridades que vão muito além de anotar as entradas e saídas do seu negócio. 

Você sabe qual a previsão de receitas da sua empresa no próximo mês? E o resultado financeiro dos últimos três meses? 

Caso não saiba, confira abaixo com a Soluções Consultoria como estruturar um fluxo de caixa personalizado que te ajudará a solucionar essas questões.

Fluxo de caixa histórico

O fluxo de caixa histórico apresenta todas as entradas e saídas que ocorreram na organização em determinado de período de tempo. Entre essas movimentações financeiras são comumente incluídas custos, despesas, receitas e investimentos. Além disso, o histórico pode ser dividido de acordo com o ano fiscal da organização ou para um período maior, de acordo com a necessidade de cada negócio.

É extremamente importante que a sua organização apresente o histórico de movimentações financeiras para realizar a tomada de decisões. Através destas informações será possível visualizar com o que está sendo gasto e quanto, corrigindo alocações de recursos inadequadas e, consequentemente, aumentando o lucro.

Fluxo de caixa projetado

Para realizar a gestão financeira da organização, ou seja, análise, controle  e planejamento das atividades financeiras da organização, é necessário que o empresário projete as movimentações financeiras que ocorrerão em um período futuro. Essa projeção deverá ser feita com base no histórico de dados da empresa, de forma a ser condizente com a realidade do negócio.

Sendo assim, o fluxo de caixa projetado te possibilitará o empresário visualizar se o empreendimento possuirá dinheiro em caixa ou necessitará de recorrer a fontes externas, como empréstimos.

Além disso, as melhores datas para estabelecer contas a pagar e a receber e tomar decisões quanto a investimentos em oportunidades de mercado.

Como estruturar o fluxo de caixa da minha empresa?

Atualmente, com o mercado cada vez mais competitivo, torna-se imprescindível a utilização do fluxo de caixa nas empresas. Esta ferramenta de gestão é muito importante, tanto para o empresário, como para quem deseja empreender, pois reflete a situação financeira atual do negócio e a projeção no futuro. 

Baixe a nossa planilha simplificada de Fluxo de Caixa de forma gratuita!

Para estruturar um fluxo de caixa é necessário seguir alguns passos, são eles:

Passo 1: Classifique por categorias

O primeiro passo antes de iniciar os registros, é classificar as receitas e despesas em categorias. Isso permite enxergar com maior clareza para onde o dinheiro está indo ou de onde está vindo. A dica é não criar muitas categorias, pois dificulta a análise dos resultados.

Classifique em categorias como gastos com marketing, fornecedores, salários, vendas. Lembre-se que as classificações são dentro de receitas, despesas e custos.

Passo 2: Registre todas as movimentações

Comece a registrar todas as movimentações do negócio, separando pelas categorias definidas. Além disso, é muito importante registrar as contas a pagar e a receber, pois permite visualizar claramente as obrigações e não ter prejuízos. Lembre-se também de sempre informar a data em que será realizado os lançamentos. 

Passo 3: Acompanhe os resultados

Crie o hábito de acompanhar e registrar os dados diariamente. Com o decorrer do tempo, muitos empresários param de realizar o fluxo de caixa, o que é um grande erro. A dica é ter uma planilha ou sistema para simplificar e agilizar os lançamentos, bem como proporcionar uma análise detalhada de forma prática. 

Além disso, um acompanhamento mais próximo possibilita identificar erros e gargalos para assim conseguir reduzir custos.

Exemplo de sistema de Fluxo de Caixa disponibilizado pela Soluções
Exemplo de sistema de Fluxo de Caixa disponibilizado pela Soluções

Passo 4: Faça um planejamento financeiro

Realizar um planejamento financeiro consiste em definir objetivos e metas que a organização quer alcançar até um determinado período. A partir disso, temos a construção dos planos de ação para alcançar o planejado. A vantagem de fazer este planejamento é buscar a melhoria contínua do negócio e vislumbrar oportunidades de mercado. 

Um bom planejamento financeiro também está atrelado a definição e acompanhamento de indicadores financeiros.

Indicadores financeiros do negócio

Uma decisão não pode ser tomada por acaso, deve ser analisado diversos fatores e nesse contexto que incluímos os indicadores financeiros. Os indicadores financeiros são métricas que permitem analisar de forma mais contundente a performance do dinheiro. Logo, servem para mostrar o quão saudável está o negócio e auxiliar na tomada de decisão.

A seguir, confira 3 indicadores financeiros muito utilizados:

  • Margem de contribuição: Representa a diferença da receita de venda pelo valor dos custos e despesas fixas e variáveis envolvidas. Uma margem de contribuição boa é que permite a empresa cobrir todos os seus gastos e ainda assim ter lucro. 
  • Ponto de equilíbrio: É a igualdade das receitas com o total de gastos da organização, ou melhor, a quantidade de vendas necessárias para pagar os custos e as despesas. Conhecer esse indicador é importantíssimo para a definição de metas.
  • EBITDA: São os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização. Representa a quantidade de lucro a empresa gera proveniente das atividades operacionais. Muitos investidores a utilizam para saber a realidade financeira e os riscos do negócio. 

Dicas Extras

Confira abaixo três dicas extras que irão agregar muito valor na hora de executar o fluxo de caixa na sua empresa:

  • Seja realista e se desafie: as metas e objetivos estabelecidos devem ser condizentes com a atual realidade seu negócio. Além disso, ao mesmo tempo, deve ser desafiador para motivar os colaboradores em prol de atingir um objetivo comum.
  • Realize atualizações constantes: com o decorrer do tempo, fatores internos e externos ao empreendimento provocam alterações no cenário projetado. Então, torna-se necessário realizar atualizações quando o cenário projetado não condiz mais com a realidade do negócio.
  • Procure um consultor especializado: os serviços de consultoria fornecem o suporte necessário ao empresário. O consultor entenderá as dores do seu negócio e auxiliará as tomadas de decisões da sua empresa. 

Após todas essas informações, concluímos que o fluxo de caixa é uma ferramenta simples mas de extrema importância para empresas se manterem competitivas no mercado.

Para isso, a Soluções Consultoria está há 17 anos fornecendo o suporte necessário para empresários realizarem uma gestão financeira eficiente. Clique no botão abaixo para falar com um dos nossos consultores especializados:

Deixe um comentário