Você já ouviu falar em MVP? Sabe o que essa sigla significa e como executá-la na sua empresa? Nesse post você vai saber o que é o MVP, como criar um Produto Mínimo Viável e como isso pode poupar tempo e dinheiro na hora de validar uma ideia com o mercado. 

Origem da sigla MVP

MVP, da sigla em inglês Minimum Viable Product, no portugês Produto Mínimo Viável,  é um conceito que surgiu no ambiente de inovação e agilidade de startups.

Este termo ganhou repercussão através do livro “The Lean Startup”, do autor Eric Ries, e tem tudo a ver com a ideia de otimizar os recursos de forma a garantir a maximização do retorno.

O que é um MVP?

A filosofia trata-se de criar uma versão teste de um produto ou serviço, contendo apenas a principal entrega de valor para testá-lo no mercado. 

Você já ouviu aquela história de que o brasileiro já nasce com diploma de marketing ou que deveria ser estudado pela NASA? Brincadeiras à parte, ser criativo e ter muitas ideias é ótimo, porém executá-las totalmente pode ser inviável. 

Desse modo, por mais que pareça estranho, a criatividade do povo brasileiro pode estar relacionada com o alto número de fechamento de empresas. Isso acontece porque não basta ter uma ideia, é preciso testá-la e o ideal seria gastar pouco tempo e dinheiro para isso. 

 Você já teve uma ideia, porém teve medo de tirá-la do papel em razão dos custos embutidos? Caso isso já tenha acontecido, é totalmente normal, até mesmo porque colocar todos os ovos em uma cesta sem um parâmetro para se apoiar seria loucura. Nesse contexto é que surge o MVP. 

Como economizar tempo e dinheiro criando um MVP?

Suponhamos que você é uma pessoa empreendedora e criativa e teve a brilhante ideia de criar um produto totalmente disruptivo que vai facilitar muito a vida das pessoas. Vamos tomar como exemplo um carro super econômico. Você realizou uma pesquisa e descobriu que a maioria dos carros se locomovem apenas com uma pessoa. 

Então, você cria um protótipo focando apenas na sua principal entrega de valor, que é um carro super econômico. Dessa forma, o protótipo não precisa de sistema multimídia, porta-malas, banco de passageiro, controle de tração ou alarme de segurança, porque nada disso é sua principal entrega de valor. 

Com o protótipo produzido você pode testá-lo no mercado de acordo com seu público alvo, sem gastar muito comparado ao tamanho do investimento. Isso se aplica a vários modelos de investimentos, dos mais simples aos mais complexos. 

Modelo de carro supereconômico

Objetivo do MVP

A elaboração de um produto mínimo viável tem como objetivo principal testar a viabilidade de uma ideia através da adesão do mercado e, para isso, despender de menos recursos para construir o protótipo.

Assim, o empreendedor conseguirá uma resposta se o produto apresentado consegue solucionar o problema dos clientes antes mesmo de abrir a empresa ou lançar o produto no mercado.

Importância do MVP

Todo novo produto ou serviço que será submetido ao mercado está sujeito a diversos fatores, como crise, alta do dólar e concorrência, gerando um cenário de incertezas. Para startups, a imprevisibilidade é ainda maior, uma vez que esse modelo de organização trabalha apenas com inovações, sendo em muitos casos disruptivas, ou seja, rompendo com o padrão tradicional.

Tendo em vista o cenário apresentado, uma ótima saída é a utilização do MVP a fim de reduzir a imprevisibilidade. Assim, através da introdução do protótipo, será possível analisar o retorno do público alvo antes de inserir uma empresa ou o produto no mercado.

Além disso, por meio do feedback de potenciais consumidores é possível analisar os principais pontos do produto ou serviço, identificando pontos passíveis de melhorias, como as características, o custo-benefício, entre outros.

Então, o projeto MVP se caracteriza como um método de experimentação e conhecimento através dos resultados coletados, os quais irão indicar se o produto possui a aceitação necessária do mercado para ter início ou se necessita de uma reformulação.

Passo-a-passo para a criação do MVP

Abaixo será apresentado um passo-a-passo que irá te guiar na construção do seu MVP.

  1. Descobrir a lacuna do mercado

Para construir um MVP será necessário encontrar e solucionar um problema existente ou uma lacuna do mercado. Então, será necessário realizar uma análise de mercado buscando entender o comportamento dos consumidores.

  1. Criar um protótipo

A criação de um MVP estabelece que uma hipótese seja confirmada e, para isso, você deve verificar qual problema o produto soluciona e por que alguém o compraria. 

Então, uma vez definido o produto e o público-alvo, é hora de listar as funcionalidades que o produto conterá. 

Definidas as funcionalidades, deverão, então, ser selecionadas apenas as funcionalidades essenciais para verificar a hipótese traçada. Essas selecionadas serão aquelas que estarão presentes no MVP. 

  1. Estabelecer os indicadores de desempenho

Ainda antes de lançar o MVP, deverá estabelecer os indicadores que serão utilizados para mensurar o desempenho do protótipo, o qual irá indicar se o resultado foi o esperado.

O indicador de desempenho deve ser estabelecido com base em um objetivo específico, sendo o indicador o fator que será mensurado junto a uma meta para verificar se o objetivo foi cumprido. Assim, como exemplo, se a sua empresa está desenvolvendo um carro super econômico que se locomove com apenas uma pessoa podemos ter o seguinte indicador:

  • Objetivo: Desenvolver um carro super econômico
  • Indicador: Número de aquisições do protótipo realizadas na cidade de Viçosa-MG
  • Meta: 100
  1. Testar até a versão final

Com o MVP pronto é hora de colocá-lo em prática para verificar a adesão do mercado e implementar as alterações necessárias. Esse ciclo deve permanecer até o produto atingir a versão final após as mudanças realizadas.

Exemplos de MVP

Grandes marcas de hoje utilizaram o MVP no início de sua jornada e conseguiram extrair dele informações importantes para o desenvolvimento de seus produtos.

Amazon

A Amazon iniciou seu legado como uma livraria virtual que vendia livros a preço baixo. O mercado até então era dominado por livrarias físicas, mas o design simples e a facilidade de compra foi ganhando clientes e expandindo seu mercado.

Apple

O Iphone 1 foi um exemplo de MVP. O celular não tinha algumas funções básicas, como copiar e colar. O objetivo era segurar algumas funcionalidades para que fossem lançadas nas versões seguintes, gerando expectativa nos consumidores.

Easytaxi

A Easytaxi partiu do pressuposto que as pessoas estariam dispostas a utilizar um aplicativo para chamar um taxista. Para testar, um brasileiro criou uma página na web com um espaço para que a pessoa pudesse digitar o endereço onde se encontrava e solicitar a corrida. A solicitação chegava a um time de pessoas que buscavam um táxi nas cooperativas manualmente.

Principais erros cometidos

 Ao criar um MVP alguns erros são facilmente cometidos. Veja abaixo alguns deles.

  1. Se preocupar demais com a aparência

O foco do produto deve ser a funcionalidade e não o design ou a cor.

  1. Não estabelecer ou não analisar as métricas

Antes de lançar o produto para experimentação, tenha definido o desempenho esperado. Isso vai ser importante para a avaliação dos resultados e tomada de decisão.

  1. Não considerar os feedbacks

Deve-se criar o produto ou serviço pensando no público-alvo. A opinião deles é o que vai determinar o sucesso ou fracasso do seu protótipo. Portanto, deve-se levar as respostas dos usuários em consideração.

Vantagens/benefícios da utilização de MVPs

O MVP é uma estratégia atrativa por conta de questões financeiras e de questões relacionadas à otimização do desenvolvimento de produtos. Veja abaixo algumas das vantagens.

  • Menor tempo de lançamento do produto no mercado
  • Realização de testes de demanda
  • Os custos de implementação do produto são mais baratos
  • Em casos de falha, a perda de capital é menor
  • O teste serve para tirar conclusões sobre o que vem funcionando bem em relação ao produto ou serviço, e o que pode ser melhorado;
  • Mais informações sobre o público-alvo

E aí? Viu como a utilização dos MVPs são essenciais para o lançamento de qualquer produto ou serviço? Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco!

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