Você já ouviu falar em MVP? Sabe o que essa sigla significa e como executá-la na sua empresa? Nesse post você vai saber o que é o MVP, como criar um Produto Mínimo Viável e como isso pode poupar tempo e dinheiro na hora de validar uma ideia com o mercado.
Origem da sigla MVP
MVP, da sigla em inglês Minimum Viable Product, no portugês Produto Mínimo Viável, é um conceito que surgiu no ambiente de inovação e agilidade de startups.
Este termo ganhou repercussão através do livro “The Lean Startup”, do autor Eric Ries, e tem tudo a ver com a ideia de otimizar os recursos de forma a garantir a maximização do retorno.
O que é um MVP?
A filosofia trata-se de criar uma versão teste de um produto ou serviço, contendo apenas a principal entrega de valor para testá-lo no mercado.
Você já ouviu aquela história de que o brasileiro já nasce com diploma de marketing ou que deveria ser estudado pela NASA? Brincadeiras à parte, ser criativo e ter muitas ideias é ótimo, porém executá-las totalmente pode ser inviável.
Desse modo, por mais que pareça estranho, a criatividade do povo brasileiro pode estar relacionada com o alto número de fechamento de empresas. Isso acontece porque não basta ter uma ideia, é preciso testá-la e o ideal seria gastar pouco tempo e dinheiro para isso.
Você já teve uma ideia, porém teve medo de tirá-la do papel em razão dos custos embutidos? Caso isso já tenha acontecido, é totalmente normal, até mesmo porque colocar todos os ovos em uma cesta sem um parâmetro para se apoiar seria loucura. Nesse contexto é que surge o MVP.
Como economizar tempo e dinheiro criando um MVP?
Suponhamos que você é uma pessoa empreendedora e criativa e teve a brilhante ideia de criar um produto totalmente disruptivo que vai facilitar muito a vida das pessoas. Vamos tomar como exemplo um carro super econômico. Você realizou uma pesquisa e descobriu que a maioria dos carros se locomovem apenas com uma pessoa.
Então, você cria um protótipo focando apenas na sua principal entrega de valor, que é um carro super econômico. Dessa forma, o protótipo não precisa de sistema multimídia, porta-malas, banco de passageiro, controle de tração ou alarme de segurança, porque nada disso é sua principal entrega de valor.
Com o protótipo produzido você pode testá-lo no mercado de acordo com seu público alvo, sem gastar muito comparado ao tamanho do investimento. Isso se aplica a vários modelos de investimentos, dos mais simples aos mais complexos.
Objetivo do MVP
A elaboração de um produto mínimo viável tem como objetivo principal testar a viabilidade de uma ideia através da adesão do mercado e, para isso, despender de menos recursos para construir o protótipo.
Assim, o empreendedor conseguirá uma resposta se o produto apresentado consegue solucionar o problema dos clientes antes mesmo de abrir a empresa ou lançar o produto no mercado.
Importância do MVP
Todo novo produto ou serviço que será submetido ao mercado está sujeito a diversos fatores, como crise, alta do dólar e concorrência, gerando um cenário de incertezas. Para startups, a imprevisibilidade é ainda maior, uma vez que esse modelo de organização trabalha apenas com inovações, sendo em muitos casos disruptivas, ou seja, rompendo com o padrão tradicional.
Tendo em vista o cenário apresentado, uma ótima saída é a utilização do MVP a fim de reduzir a imprevisibilidade. Assim, através da introdução do protótipo, será possível analisar o retorno do público alvo antes de inserir uma empresa ou o produto no mercado.
Além disso, por meio do feedback de potenciais consumidores é possível analisar os principais pontos do produto ou serviço, identificando pontos passíveis de melhorias, como as características, o custo-benefício, entre outros.
Então, o projeto MVP se caracteriza como um método de experimentação e conhecimento através dos resultados coletados, os quais irão indicar se o produto possui a aceitação necessária do mercado para ter início ou se necessita de uma reformulação.
Passo-a-passo para a criação do MVP
Abaixo será apresentado um passo-a-passo que irá te guiar na construção do seu MVP.
- Descobrir a lacuna do mercado
Para construir um MVP será necessário encontrar e solucionar um problema existente ou uma lacuna do mercado. Então, será necessário realizar uma análise de mercado buscando entender o comportamento dos consumidores.
- Criar um protótipo
A criação de um MVP estabelece que uma hipótese seja confirmada e, para isso, você deve verificar qual problema o produto soluciona e por que alguém o compraria.
Então, uma vez definido o produto e o público-alvo, é hora de listar as funcionalidades que o produto conterá.
Definidas as funcionalidades, deverão, então, ser selecionadas apenas as funcionalidades essenciais para verificar a hipótese traçada. Essas selecionadas serão aquelas que estarão presentes no MVP.
- Estabelecer os indicadores de desempenho
Ainda antes de lançar o MVP, deverá estabelecer os indicadores que serão utilizados para mensurar o desempenho do protótipo, o qual irá indicar se o resultado foi o esperado.
O indicador de desempenho deve ser estabelecido com base em um objetivo específico, sendo o indicador o fator que será mensurado junto a uma meta para verificar se o objetivo foi cumprido. Assim, como exemplo, se a sua empresa está desenvolvendo um carro super econômico que se locomove com apenas uma pessoa podemos ter o seguinte indicador:
- Objetivo: Desenvolver um carro super econômico
- Indicador: Número de aquisições do protótipo realizadas na cidade de Viçosa-MG
- Meta: 100
- Testar até a versão final
Com o MVP pronto é hora de colocá-lo em prática para verificar a adesão do mercado e implementar as alterações necessárias. Esse ciclo deve permanecer até o produto atingir a versão final após as mudanças realizadas.
Exemplos de MVP
Grandes marcas de hoje utilizaram o MVP no início de sua jornada e conseguiram extrair dele informações importantes para o desenvolvimento de seus produtos.
Amazon
A Amazon iniciou seu legado como uma livraria virtual que vendia livros a preço baixo. O mercado até então era dominado por livrarias físicas, mas o design simples e a facilidade de compra foi ganhando clientes e expandindo seu mercado.
Apple
O Iphone 1 foi um exemplo de MVP. O celular não tinha algumas funções básicas, como copiar e colar. O objetivo era segurar algumas funcionalidades para que fossem lançadas nas versões seguintes, gerando expectativa nos consumidores.
Easytaxi
A Easytaxi partiu do pressuposto que as pessoas estariam dispostas a utilizar um aplicativo para chamar um taxista. Para testar, um brasileiro criou uma página na web com um espaço para que a pessoa pudesse digitar o endereço onde se encontrava e solicitar a corrida. A solicitação chegava a um time de pessoas que buscavam um táxi nas cooperativas manualmente.
Principais erros cometidos
Ao criar um MVP alguns erros são facilmente cometidos. Veja abaixo alguns deles.
- Se preocupar demais com a aparência
O foco do produto deve ser a funcionalidade e não o design ou a cor.
- Não estabelecer ou não analisar as métricas
Antes de lançar o produto para experimentação, tenha definido o desempenho esperado. Isso vai ser importante para a avaliação dos resultados e tomada de decisão.
- Não considerar os feedbacks
Deve-se criar o produto ou serviço pensando no público-alvo. A opinião deles é o que vai determinar o sucesso ou fracasso do seu protótipo. Portanto, deve-se levar as respostas dos usuários em consideração.
Vantagens/benefícios da utilização de MVPs
O MVP é uma estratégia atrativa por conta de questões financeiras e de questões relacionadas à otimização do desenvolvimento de produtos. Veja abaixo algumas das vantagens.
- Menor tempo de lançamento do produto no mercado
- Realização de testes de demanda
- Os custos de implementação do produto são mais baratos
- Em casos de falha, a perda de capital é menor
- O teste serve para tirar conclusões sobre o que vem funcionando bem em relação ao produto ou serviço, e o que pode ser melhorado;
- Mais informações sobre o público-alvo
E aí? Viu como a utilização dos MVPs são essenciais para o lançamento de qualquer produto ou serviço? Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco!