Você conhece, de fato, a sua empresa? Quais são seus pontos fortes e fracos? Entenda como a Matriz SWOT pode te fornecer essas respostas!

Atualmente, muitos empresários têm o grande sonho de empreender e ter o próprio negócio. Eles pesquisam sobre o mercado a se inserir, as características desejáveis para os produtos e serviços e como abordar os clientes para que conheçam sua marca. No entanto, é imprescindível, também, conhecer seus pontos fortes e fracos através da Matriz SWOT.

Pense em quando você vai comprar um produto ou planejar uma viagem. Qual é o passo a passo que você geralmente executa?

Muito provavelmente você pensou em, ao tomar esse tipo de decisão, avaliar os prós e contras das opções disponíveis, certo? É comum considerarmos os pontos fortes e fracos de uma opção para decidir se aquela escolha é viável ou não, se nos atende de forma eficaz e cumpre sua função. No caso de uma viagem, por exemplo, esses pontos são levantados para ponderar as probabilidades de algo dar certo ou errado antes de se tomar uma decisão importante, que mudará o trilho de como sua viagem se dará adiante.

E na sua empresa? Qual é o passo a passo para tomar decisões?

Ao comandar uma empresa, é de extrema importância que todas as tomadas de decisão sejam embasadas em fatos concretos. Isso para que não ocorram imprevistos, quando for algo em um ambiente controlado, ou evitar ao máximo que eles ocorram, em casos que fogem do seu controle.

Dessa maneira, ao não conhecer os pontos fortes e fracos da sua empresa, fatores esses internos, você não terá o conhecimento necessário para tomar decisões que conciliam a realidade da sua organização com o que está sendo planejado para ser executado.

Ademais, é necessário conhecer fatores externos à empresa, como as oportunidades e ameaças que existem no mercado, pois sua organização se encontra inserida em um cenário socioeconômico e político. Por isso, esses fatores influenciam diretamente no que pode acontecer com sua empresa, e saber aproveitar essas informações é crucial para o sucesso do seu negócio!

Ficou interessado? Acompanhe o resto desse texto para saber como a Matriz SWOT funciona!

O que é a Matriz SWOT?

A matriz SWOT, do português, matriz FOFA, é uma ferramenta popularmente aplicada a gerenciamentos, tanto de projetos quanto de empresas. Assim, ela permite fazer uma análise do ambiente interno e externo, e é uma ferramenta que auxilia na criação de planos de ação para correção de possíveis falhas ou até mesmo para a melhoria de processos. A sigla SWOT é a junção das iniciais das palavras Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

Palavra SWOT em blocos de madeira e seu significado
A sigla SWOT demonstra justamente os fatores que são analisados para a realização da matriz SWOT

Com isso, o entendimento da sigla se faz necessário, uma vez que a elaboração da matriz FOFA consiste na identificação desses quesitos dentro de uma organização. Sendo eles:

Forças

As forças de uma organização são caracterizadas pelos pontos positivos que ela possui, quando comparada a uma outra empresa. Tais pontos positivos podem ser devidamente controlados, pois não dependem de fatores externos, por exemplo. Mas como identificar as forças de uma empresa? 

De forma geral, as forças podem ser identificadas em vários ramos de uma organização, como o atendimento ao cliente, a qualidade dos produtos, rapidez da entrega, financeiro, entre outros exemplos.

Fraquezas

As fraquezas já podem ser entendidas como uma contramão das forças, pois são os pontos negativos que uma organização tem perante aos concorrentes. 

Assim, alguns exemplos fáceis de detectar são: distanciamento do fornecedor, poucos canais de vendas, demora na entrega dos produtos, dependência de outra companhia, entre outros. 

Oportunidades

As oportunidades são forças que podem alavancar a organização de forma positiva, porém são acontecimentos que não podem ser controlados, pois são externos, diferentemente das forças e fraquezas, citadas acima.
Com isto, as oportunidades podem surgir de forma aleatória e cabe à organização saber atacar e utilizá-las para aprimorar ainda mais o negócio.

Ameaças

Analogamente às oportunidades, as ameaças são acontecimentos que podem surgir e a organização não tem controle sobre eles. São acontecimentos em que se deve ter uma maior atenção, pois se não controlados podem prejudicar uma organização em um ponto específico. Embora aconteçam de forma aleatória, é possível prevê-los e identificá-los através de algumas perguntas que serão descritas mais adiante.

Por que é importante utilizar a Matriz SWOT ? 

Agenda contendo as palavras objetivo, SWOT. produto e equipe de trabalho
A SWOT é uma ferramenta importantíssima para a definição dos objetivos de uma empresa

 A utilização da matriz SWOT é um importante passo que muitas organizações adotam para direcionar melhor um negócio, e também serve como base para a criação de medidas de correção, ou até de aprimoramento. Isso acontece pois a análise de cada quesito da matriz traz um norte maior dos cenários externos e internos de uma empresa, e essa visualização mais ampla sobre a empresa como um todo permite a criação das medidas mencionadas anteriormente. 

Além disso, é uma ferramenta muito utilizada em empresas na etapa de planejamento estratégico. Isso acontece exatamente pelo direcionamento que a matriz SWOT dá.

Como fazer uma Matriz SWOT ?

A principal tarefa na elaboração da matriz SWOT é a identificação das características da sigla FOFA e, para isso, algumas perguntas devem ser respondidas. Após isso, é possível fazer o cruzamento da matriz e, por fim, elaborar os planos de ação.

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Passo 0: Estrutura da Matriz SWOT

Nesse primeiro momento é interessante que você disponha um lugar para fazer as anotações, podendo ser uma folha de papel, ou até mesmo uma planilha de Excel. 

Empresários observando o planejamento de atividades em post-it
Ter uma forma visual de identificar as suas anotações é crucial para um melhor entendimento dos aspectos trabalhados pela matriz SWOT

Pode-se fazer uma matriz 2×2 dividindo em quatro quadrados, ou até mesmo dividir em quatro colunas, sendo cada coluna um quesito.

Passo 1: Identificar as Forças

Assim, após definido o ambiente de anotação, é possível começar a listar as forças. Para auxiliar nesse processo, pode-se utilizar as perguntas a seguir :

  • Quais os pontos diferenciais perante aos concorrentes? 
  • E os pontos positivos os nossos clientes mais destacam em nossos produtos?
  • Quais os pontos positivos que os nossos clientes destacam no nosso atendimento? 
  • Quais os pontos positivos da nossa logística
  • Somos lembrados por algo especial?

Passo 2: Identificar as Fraquezas 

Agora é a parte mais difícil, definir os pontos negativos da empresa, assim como feito para as forças, as perguntas a seguir auxiliam no desenvolvimento:

  • Quais os pontos negativos temos em comparação aos concorrentes? 
  • E as principais reclamações em relação ao nosso atendimento? 
  • Quais as principais reclamações em relação às formas de pagamento? 
  • Somos lembrados por algum ruim?
  • Houve eventos em que não tivemos sucesso? Se sim, quais?
  • Existem reclamações quanto às entregas?
  • O relacionamento com o cliente pode ser melhorado? 

Passo 3: Identificar as Oportunidades 

  • Os cenários econômicos, políticos e ambientais são favoráveis?
  • Há novidades tecnológicas que podem ser aplicadas ?
  • Há possibilidade de novas parcerias ? 
  • Dentro do ramo em que a organização atua, há novidades ?
  • Os nossos produtos atualmente podem ser aprimorados ?

Passo 4: Identificar as Ameaças

  • As nossas formas de pagamento tem atendido à necessidade do cliente ? 
  • A logística tem sido eficiente ? 
  • O nosso financeiro corre riscos ?
  • Os nossos funcionários estão motivados? 

Passo 5: Cruzamento da Matriz SWOT

O cruzamento da matriz é comumente conhecido como a correlação dos pontos levantados acima. Neste momento é a hora de olhar quais forças podem potencializar as oportunidades descritas, e também quais forças podem eliminar as ameaças. Posteriormente, é hora de analisar quais fraquezas podem potencializar as ameaças, e quais fraquezas podem ser perigosas para o acontecimento de novas oportunidades listadas.

É interessante realmente correlacionar os pontos, por exemplo “ A nossa força de atendimento ao cliente pode potencializar a oportunidade de atacar novos mercados”.

Passo 6: Elabore os planos de ação

São os planos de ação que possibilitarão que medidas sejam tomadas para que melhorias sejam executadas a partir da matriz SWOT

Agora, após o cruzamento da matriz, é o momento de elaborar ações para a correção de falhas ou de aprimoramento de alguns pontos.

Na mesma planilha Excel, abra uma nova aba para apontar as ações a serem tomadas.

Veja o exemplo a seguir:

Correlação da matriz: A nossa força de atendimento ao cliente pode potencializar a oportunidade de atacar novos mercados.

Plano de Ação: criar campanhas, e entrar em contato com clientes de segmentos diferentes.

E aí? Viu como a Matriz SWOT pode te ajudar a tomar decisões melhores na sua empresa?

Na Soluções Consultoria, a Matriz SWOT personalizada da sua empresa é elaborada em nosso projeto de Planejamento Estratégico, em que são definidas estratégias e metas para sua organização conforme os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças levantadas na análise FOFA.

Assim, ao contratar esse projeto conosco, você irá usufruir de todos os benefícios citados nesse post, e passará a tomar decisões cada vez melhores na sua empresa! Entre em contato conosco!

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