Sua empresa tem conseguido atender a todos os pedidos que recebe? Algum funcionário está sobrecarregado e com muitas tarefas acumuladas, enquanto outros estão sempre desocupados? Seus pedidos são constantemente entregues com atraso a seus clientes? Então está na hora de expandir a capacidade produtiva de sua empresa.

É perceptível que muitas organizações têm problemas quando o assunto é capacidade produtiva, alternando entre momentos de falta e excesso de capacidade. Por não conhecerem o seu real potencial de execução e entrega, o processo de tomada de decisão é dificultado: deve-se investir em um novo maquinário? Contratar mais funcionários? Terceirizar algum processo?

Para responder a essas questões faz-se uso de ferramentas e metodologias que irão analisar a empresa e otimizar os processos existentes, entre elas: Simulação da Produção, Lean Manufacturing, Ferramentas da Qualidade e PCP.

Benefícios proporcionados pela aplicação do Programa 5S nas Organizações.

Começando pela base da Qualidade, o 5S, uma filosofia considerada base para as demais ferramentas da Qualidade. Desenvolvida no Japão no período pós-guerra, essa filosofia consiste na utilização de cinco Sensos: Utilização; Organização; Limpeza; Higiene e Disciplina. Através da implantação desta metodologia, há eliminação de desperdícios, aumento da produtividade, melhor aproveitamento do tempo e do espaço físico na empresa, além de proporcionar um ambiente mais harmônico para todos os colaboradores.

Outra ferramenta da qualidade que nos auxilia quando desejamos aumentar a capacidade produtiva da empresa, é a gestão por processos, a qual é uma metodologia gerencial que busca reconhecer e documentar os processos desenvolvidos que agregam valor ao produto final para medi-los e organiza-los, tornando possível seu aperfeiçoamento. A partir da visão sistêmica proveniente desta ferramenta, os processos da empresa são interligados de forma mais eficiente, diminuindo assim os pontos de sobrecarga na linha de produção (gargalos), elevando assim a capacidade produtiva.

Passando agora para o Lean Manufacturing, ou Manufatura Enxuta. Essa é uma filosofia de gestão que visa, como o próprio nome diz, mudar o processo de produção, tornando-o o mais enxuto possível. Criada na automobilística Toyota, no Japão, e disseminada para várias empresas do mundo nos mais diferentes setores, o Lean tem como objetivo eliminar ou reduzir todos aqueles fatores que não agregam valor ao produto/serviço que está sendo comercializado sob a perspectiva do cliente, os chamados 8 desperdícios, sendo eles: Processamento impróprio; Produção Excessiva; Estoque; Transporte; Movimentos desnecessários; Defeitos e retrabalho; Espera e Conhecimento.

A Simulação da Produção é a construção de modelos computacionais que imitam processos ou sistemas produtivos do mundo real. Quando necessitamos testar diferentes procedimentos na produção, mas não podemos parar de produzir, a simulação é a resposta! Isso acontece, por que ela nos permite testar a partir de programas os novos procedimentos de maneira off-line, ou seja, sem interromper a linha, e tudo isso com elevado grau de confiança. Daí fica fácil entender como ela pode ajudar a solucionar problemas! Com a linha de produção simulada podemos efetuar testes e entender a melhor disposição de máquinas, equipamentos e funcionários ao longo da linha, assim como, entender o impacto da contratação de novos funcionários na capacidade produtiva.

Outro ponto muito importante, a produção! Quando paramos para analisar o mercado, percebemos que existem mais empresas ofertando um produto/serviço do que pessoas demandando por ele, assim, alguns obterão sucesso em vendê-los, enquanto outros não. Aí entra o Planejamento e Controle da Produção (PCP), uma ferramenta que auxilia no processo de tomada de decisão da empresa, pois integra todas as etapas desde o planejamento até a produção em si, seja do serviço ou do produto. Ele mostra-se como eficiente uma vez que aponta ao empresário as metodologias mais adequadas para a sua linha, gerando um melhor sequenciamento da manufatura, adequando sua produção as especificações de cada cliente.

E aí, percebeu algum dos problemas citados acima aí na sua empresa? Entra em contato com a gente e marcaremos um diagnóstico empresarial totalmente gratuito para você!

Deixe um comentário