Você ouve reclamações recorrentes dos seus funcionários? Você sente que a produtividade da sua empresa sofre com a insatisfação dos seus colaboradores? Essas reclamações e a falta de produtividade do seu negócio podem estar estritamente ligadas ao clima organizacional da sua empresa. Então, venha entender como e por quê aumentar a satisfação dos funcionários, e resolver os problemas relacionados.
Qual é a importância e por que se preocupar com a satisfação dos funcionários?
Primeiramente, podemos citar a vantagem competitiva da sua empresa. Com o desenvolvimento profissional dos colaboradores, quem colhe os frutos é seu local de trabalho. Funcionários satisfeitos tendem a ser mais proativos no dia a dia da empresa, habilidade imprescindível para a resolução de problemas que aparecem de surpresa, e no relacionamento direto com os clientes.
Se seu colaborador se sente valorizado pela companhia, a tendência de evasão é diminuída. É uma situação de ganho mútuo, pois o funcionário satisfeito ganha no desenvolvimento pessoal e profissional, e a empresa ganha em produtividade ao longo do tempo. Isso contribui com a imagem externa da empresa, pois os consumidores sentem o profissionalismo e seriedade numa equipe que se mostra unida e integrada.
Falando sobre integração, se seus funcionários se engajam mais, maior é a identificação com o objetivo da empresa, de maneira que todos estejam alinhados com a missão, formando o espírito de equipe. Caso seus funcionários estejam insatisfeitos, isso gera um maior custo e tempo gasto em treinamentos de novos funcionários, e também a alta rotatividade não colabora com o clima organizacional.
Isso se deve principalmente ao fato de que, com uma alta rotatividade, não existe muito tempo para integração entre funcionários novos e antigos. Mesmo os funcionários satisfeitos começam a se perguntar o motivo da não permanência de novos funcionários na empresa e isso pode gerar dúvidas.
Dessa forma, traçar estratégias para aumentar a satisfação dos funcionários é indispensável num mundo onde as principais empresas estão realmente preocupadas com a experiência de seus colaboradores. Além dos fatores já citados, com a retenção desses funcionários desenvolvidos dentro da sua empresa, torna-se mais fácil a tarefa de recrutar novos talentos.
Entendendo a importância do tema, quais são as principais estratégias para diminuir o número de funcionários insatisfeitos?
Conhecendo a satisfação dos seus colaboradores
Mas como conseguir entender a satisfação de uma empresa?
Bom, é muito simples! A principal e mais efetiva forma de mensurarmos o nível de satisfação dos colaboradores é através da Pesquisa de Clima Organizacional. Essa pesquisa nada mais é do que um questionário de caráter investigativo. Ela deve ser respondida pelos colaboradores, preferencialmente de forma anônima, visando obter as mais sinceras respostas.
Assim, é interessante que essa pesquisa possua alguns direcionamentos de perguntas básicas, dentre eles:
- Entender se a carga de trabalho é muito alta e desmotivante;
- Checar se os colaboradores se sentem reconhecidos;
- Entender se há algum tipo de conflito ou discordância de ideias entre os colaboradores e a diretoria ou entre os próprios colaboradores;
- Compreender se os colaboradores se sentem confortáveis para expressar suas opiniões e serem ouvidos;
- Verificar como anda o ambiente de trabalho, e se todas as ferramentas e estruturas oferecidas são suficientes para uma boa execução de tarefas.
Somadas a essas e outras perguntas, é indispensável que haja um espaço livre para que os colaboradores possam discorrer a respeito de suas opiniões, tendo em vista que o foco principal dessa pesquisa é entender o sentimento deles e melhorar o clima interno da empresa.
Portanto, após o entendimento e conhecimento do clima interno, deve-se tomar alguns direcionamentos e atitudes visando a melhoria e busca constante pelo maior nível de satisfação possível dentro da organização.
Como melhorar a satisfação dos funcionários?
Dentre as mais indicadas formas de elevar o nível de satisfação dos colaboradores dentro de uma empresa estão:
- Aumento de feedbacks – É inegável a importância de um feedback dentro de uma organização. A falta constante do mesmo pode acarretar em uma grande bola de neve, trazendo uma desmotivação gigante, que pode ser até irreparável;
- Reconhecimento – Ser reconhecido por algo que fazemos é sempre muito gratificante! Esse reconhecimento não precisa ser entregue apenas em termos monetários, mas sim com algum presentinho simples ou mesmo uma fala que mostre a importância do colaborador no contexto organizacional;
- Capacitações – Funcionários se sentem valorizados quando veem que os líderes querem o crescimento deles. Portanto, investir em capacitações tornará seu time mais experiente, além de motivado.
Assim, a busca pela satisfação dos colaboradores vai muito ao encontro da busca por melhores resultados, já que manter um time motivado e disposto é sinônimo de produtividade.
- Veja mais: Como melhorar os resultados da sua empresa
O entendimento de que nossos colaboradores são o coração de nossa organização tem de ser sempre o foco, e trabalhar para mantê-los motivados deve ser uma tarefa constante!