Você já teve colaboradores acidentados dentro do seu ambiente de trabalho? Sabe as consequências que isso pode gerar para toda a empresa? Então leia esse conteúdo para conhecer mais sobre a Segurança do trabalho!
Muitos sabem que manter a segurança e a integridade do funcionário dentro do ambiente de trabalho é de responsabilidade da empresa, mas você já se perguntou como a plena segurança do funcionário pode influenciar em muitos âmbitos dentro da empresa? As aplicações da Segurança do Trabalho podem ser muito vantajosas e nesse post você irá entender mais sobre os tópicos seguintes:
- O que é a segurança do trabalho;
- Objetivos;
- Importância;
- As normas regulamentadoras;
- Como de fato aplicar dentro da sua empresa.
O que é Segurança do Trabalho?
A Segurança do Trabalho é uma ciência que irá analisar, sobretudo, os fatores de risco e as causas de acidentes dentro da sua empresa, durante o período de atividades do colaborador. Ela se refere a um conjunto de práticas de prevenção, como o uso de EPIs, com a finalidade de proteger os funcionários de riscos ocupacionais e acidentes gerais de trabalho em uma organização.
Essas práticas de prevenção são extremamente importantes para as empresas, pois podem proporcionar um ambiente laboral mais saudável e seguro para que os funcionários tenham condições adequadas de executar suas tarefas da melhor forma possível.
Além dessas práticas zelarem pela qualidade de vida do funcionário no ambiente de trabalho, elas também podem influenciar diretamente na produtividade e na redução de custos. Isso porque não serão necessários pagamentos de tratamento para o colaborador acidentado, ações trabalhistas, ou até a ausência do funcionário na empresa por um determinado período.
Segundo Paulo Roberto Barsano e Rildo Pereira Barbosa (2018), no livro Segurança do trabalho: guia prático e didático:
“Seu principal objetivo é a prevenção de acidentes, doenças ocupacionais e outras formas de agravos à saúde do profissional. Ela atinge sua finalidade quando consegue proporcionar a ambos, empregado e empregador, um ambiente de trabalho saudável e seguro […]”.
Essa prevenção se torna viável através de muitos levantamentos técnicos, em que os profissionais responsáveis pela área de Segurança do Trabalho analisam diversos fatores.
Dentre eles, podemos citar a exposição dos trabalhadores no seu ambiente de trabalho, em que há um reconhecimento dos riscos que podem culminar em um acidente de trabalho ou ocasionar uma doença ocupacional. Feito isso, serão elaboradas ações que têm o objetivo de prevenir acidentes e, ao mesmo tempo, maximizar a qualidade de vida entre os colaboradores.
Quais são os objetivos da Segurança do Trabalho?
Como pôde ser visto, a Segurança do Trabalho é de extrema importância para que uma empresa não enfrente adversidades com seus funcionários.
Dentre os principais objetivos, podemos citar:
- Qualificar de forma adequada e saudável as condições do ambiente de trabalho;
- Atenuar as condições de trabalho que manifestam insegurança ao trabalhador;
- Minimizar acidentes e doenças que estejam relacionadas às atividades profissionais desenvolvidas na empresa;
- Seguir a legislação vigente de forma assertiva e os requisitos legais que a compõe;
- Projetar melhores condições de trabalho;
- Conscientizar o funcionário da importância da prevenção de acidentes que podem acontecer no ambiente de trabalho, assim como as suas consequências.
Importância da Segurança do Trabalho
No Brasil, a cada minuto, um funcionário sofre algum tipo de acidente enquanto executa as funções para as quais foi contratado. Em 2018, segundo dados da Previdência Social, houve o registro de 576.951 acidentes de trabalho pelo país.
No entanto, é necessário se atentar ao fato de que esses dados cobrem apenas os colaboradores que possuem carteira assinada, visto que a definição legal de acidentes de trabalho se restringem apenas às ocorrências que abrangem os segurados do Regime Geral de Previdência Social.
Segundo um estudo realizado pela Fundacentro (uma fundação ligada ao Ministério da Economia especializada na pesquisa sobre assuntos relacionados à segurança do trabalho), estima-se que esse número (576.951) pode ser até sete vezes maior, caso sejam considerados os trabalhadores informais e os autônomos. Assim, isso significa que aproximadamente 4 milhões de brasileiros sofrem algum acidente no ambiente de trabalho todos os anos.
Consequências da falta de investimento em Segurança do Trabalho
Como pôde ser visto, a Segurança do Trabalho é um assunto muito importante no Brasil todo, e merece sua atenção. Caso não haja um investimento adequado nessa área, todavia, algumas consequências podem surgir em sua organização.
Uma primeira consequência, a mais visível e direta de todas, seria o real aumento dos casos de acidentes na empresa. Quando não há incentivos e assistências em relação à segurança no ambiente de trabalho, os colaboradores ficam expostos a riscos que podem, ocasionalmente, causar acidentes.
Ademais, uma outra consequência seria a diminuição do engajamento dos gestores e empregados. Como a empresa não investe em ações voltadas para a conscientização, os colaboradores não se atentam à importância dos procedimentos de segurança.
Além disso, uma consequência adicional é a geração de queda da produtividade e perda financeira para a organização. Isso se deve ao fato de que, se os trabalhadores não se sentirem confortáveis e seguros para realizar suas funções, eles, consequentemente, não irão executar as atividades como deveriam ser feitas. Além disso, os custos incorridos pela organização quando há a ocorrência de acidentes são muito grandes.
Normas da Segurança do Trabalho
Existem alguns documentos que são essenciais para que as exigências legais da Segurança do Trabalho sejam atendidas. Os documentos gerais principais e obrigatórios são os seguintes:
- Análise Ergonômica do Trabalho – AET;
- Programa de Riscos Ambientais – PPRA;
- Atestado de Saúde Ocupacional – ASO;
- Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT (esse documento só é emitido quando há a ocorrência de acidente na empresa);
- Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO.
A lei que regulamenta as atividades relacionadas à Segurança do Trabalho é a Portaria GM N° 3.214, de 08 de junho de 1978, do Ministério do Trabalho. Ela estabelece as Normas Regulamentadores, comumente conhecidas como NRs.
Assim, essas NRs normatizam as atividades necessárias à Segurança do Trabalho nas organizações, e são obrigatórias tanto para empresas privadas quanto públicas. Algumas das NRs relacionadas diretamente à Segurança do Trabalho são a NR 12 e a NR 32.
A NR 12 se refere à Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. Ela define, portanto, as obrigatoriedades acerca dos locais de instalação, equipamentos e máquinas que serão utilizados pelos funcionários no cotidiano da empresa. Essa NR define, também, as regras de manutenção do maquinário utilizado.
Já a NR 32 se refere à Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde. Ela define as obrigatoriedades que poderão proporcionar segurança aos funcionários da área de saúde, recomenda medidas preventivas e a capacitação para o trabalho seguro.
Dessa maneira, caso essas NRs não sejam cumpridas pelo empregador, existem uma série de consequências relacionadas à responsabilidade administrativa, trabalhista, previdenciária, tributária, entre outros. Isso inclui, geralmente, a geração e obrigatoriedade do pagamento de multas.
Como aplicar a Segurança do Trabalho na sua empresa
Para que a empresa possa desfrutar de todos os benefícios que a prevenção de acidentes pode proporcionar, é necessário que alguns cuidados sejam tomados no cotidiano da organização.
Exija o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)
É através desses equipamentos que muitos acidentes podem ser prevenidos; a qualidade dos EPIs também deve ser analisada esporadicamente para garantir que eles cumpram seu papel de forma adequada.
Comunique situações de acidentes
É necessário que, dentro da empresa, exista uma cultura de comunicação sobre saúde ocupacional e que os acidentes sejam comunicados aos superiores. Dessa forma, o assunto é tratado de forma séria pela organização e não há possibilidade de haver negligência.
Avalie a condição das ferramentas utilizadas
Muitas vezes, acidentes são causados devido a baixa qualidade dos equipamentos que são utilizados nas atividades dos funcionários. Dessa forma, é imprescindível que as ferramentas sejam avaliadas periodicamente a fim de detectar possíveis falhas ou condições que prejudiquem o trabalho do colaborador.
Respeite as leis e as regulamentações
Como foi exposto anteriormente nesta matéria, existem diversas normas e leis que regulamentam a Segurança do Trabalho nas organizações tanto públicas quanto privadas. Por isso, a empresa deve se atentar para essas regulamentações para que esteja em conformidade com todas elas.
Mantenha o local de trabalho organizado
Em um ambiente de trabalho bagunçado com itens espalhados, a possibilidade de um acidente ocorrer é muito maior. Assim, deve-se manter o local de trabalho o mais limpo e organizado possível.
Garanta os direitos dos seus colaboradores
Caso todas as práticas mais comuns sejam realizadas dentro da sua empresa e, mesmo assim, algum acidente ocorrer, não tenha dúvidas: garanta todos os direitos que seu funcionário merece por lei, garantindo o tratamento adequado e preciso para a situação. Dessa forma, sua empresa mostra estar preocupada com o bem-estar dos funcionários, além de estar ciente da importância da Segurança do Trabalho.
Consulte um especialista em Segurança do Trabalho
Portanto, a segurança e integridade dos colaboradores são obrigatoriedades da empresa, e a aplicação de melhorias na segurança destes podem impactar muito na produtividade e aumento de lucratividade.
Vale ressaltar que a aplicação das normas regulamentadoras, bem como os planos de ação, devem ser aplicados por um profissional capacitado. Dessa forma, a aplicação das normas requer um profissional que conheça do assunto e este é o mais indicado para aplicar as normas com todas as especificidades exigidas.
Ficou interessado em aplicar na sua empresa? Então entre em contato com um de nossos profissionais e fique por dentro de como aplicar as normas e melhorar a produtividade da sua empresa!