Você quer criar uma promoção mas não sabe o preço mínimo que pode estar vendendo o seu produto ou serviço? Você não sabe qual produto terá maior lucratividade ao criar uma promoção?

Existem grandes chances de você criar uma promoção que ao invés de gerar lucro pode estar causando prejuízos para sua empresa. A escolha dos produtos ou serviços que estarão em promoção não pode, de forma alguma, ser uma decisão aleatória. Saber o quanto custa cada produto ou serviço é uma tarefa muito importante para aumentar a lucratividade e o sucesso da empresa. Cobrar o preço errado pode significar prejuízo ou grandes perdas para o seu negócio.

Antes de começar uma ação promocional é necessário que haja uma análise de custos dos seus produtos ou serviços para que você saiba exatamente qual o preço mínimo pode ser cobrado para pagar todos os custos de operação e, é claro, ainda conseguir obter lucro nas vendas.

Agora você deve estar se perguntando, “mas como eu faço essa análise de custos e como eu escolho os produtos em uma promoção a partir dessa análise?”

A análise de custos consiste em identificar e fazer um levantamento de todos os custos de operação de cada produto ou serviço. Esses custos de operação incluem os gastos e despesas que a sua empresa tem para produzir e vender aos clientes. Depois de definir todos os custos, é necessário considerar o quanto de lucro a empresa quer receber com as vendas dos itens. Feito isso, a empresa consegue definir o preço mínimo de venda dos seus produtos ou serviços com a seguinte operação:



A seleção dos produtos ou serviços que estarão em promoção deve ser condizente com seus objetivos. Se a sua estratégia for oferecer descontos para atrair mais clientes, uma opção é escolher produtos que tenham menor custo de operação. Para aqueles produtos com custos de operação elevado, sua estratégia terá que ser diferente, para que não prejudique o lucro por item vendido, como, por exemplo, oferecer brindes ou entrega grátis.

É por isso que análise de custos é fundamental para o seu negócio, pois a partir dela você consegue identificar quais produtos ou serviços você pode estar lançando em uma promoção segundo a sua estratégia, além de saber até quanto você pode oferecer de desconto sem que a sua empresa fique no prejuízo.

Ficou interessado em fazer uma análise de custos na sua empresa? Nós podemos te ajudar!

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