O estudo do arranjo físico ou layout de uma empresa se preocupa com a organização dos recursos dentro do espaço de trabalho. Reis (1978) define a análise de layout como a avaliação da “disposição física do equipamento, pessoas, materiais, área de trabalho e de estocagem e, de um modo geral, a disposição racional dos diversos serviços de uma fábrica”.

O arranjo físico de uma fábrica pode ser classificado em quatro tipos comuns: layout fixo, layout funcional, layout celular e layout linear. A escolha do tipo do layout depende de basicamente dois critérios: volume de produção e variedade dos produtos.

layout-posicional-fixoLayout posicional ou fixo

Quando o produto permanece imóvel em um local e os materiais, pessoas e máquinas tem o seu fluxo direcionado ao produto. Esse é o caso de produtos muito pesados (montagem de aviões), de movimentação inconveniente (criação de escultura) ou realmente imóveis devido a sua natureza (construção de prédios).

layout-funcionalLayout funcional ou por processos

Nesse tipo de arranjo, os materiais e as pessoas se movem de um centro para o outro de acordo com a necessidade. O espaço é organizado por setores ou departamentos segundo a função executada, como: setor de montagem, setor de usinagem, etc. Dessa maneira, o produto passa apenas nos setores em que há um processo a ser realizado. Diferentes produtos podem possuir diferentes fluxos.

layout-linearLayout linear ou por produto

O arranjo físico é voltado para o fluxo do produto, que é unidirecional. A produção é iniciada em um ponto, segue uma linha de produção e encerra em um posto de trabalho com o produto acabado. As máquinas e os operadores ficam fixos em um local, normalmente realizando operações repetitivas.

layout-celularLayout celular

Esse tipo de arranjo trabalha com células de trabalho, onde cada célula é responsável pela produção de um grupo de produtos. Mistura elementos do arranjo físico funcional e linear.

Em uma Análise de Layout, será estudado o tipo de layout ideal para sua fábrica, bem como o posicionamento e fluxo ótimo de materiais e pessoas. A boa organização do arranjo físico pode trazer múltiplos benefícios para uma empresa (LEDIS, 2012), como:

  • Minimizar o custo com manuseio de material;
  • Reduzir os transportes e movimentos de materiais;
  • Facilitar o fluxo de materiais e pessoas;
  • Promover uma efetiva utilização do espaço;
  • Promover uma máxima visibilidade;
  • Estimular a efetiva utilização da mão de obra.

Achou interessante? Gostaria de ter uma Análise de Layout na sua empresa? Entre em contato conosco que podemos te ajudar!


Escrito por Samuel Castro
Diretor de Qualidade

Deixe um comentário