Não é novidade para nenhuma empresa, independente do porte, a importância de se ter uma boa gestão de estoques para garantir a saúde financeira do seu negócio. Sem o devido gerenciamento do estoque, tanto o abastecimento, quanto a comercialização de mercadorias, podem ficar comprometidos e, com isso, a empresa perde competitividade no mercado. Se você quer melhorar o controle de estoque na sua empresa, não deixe de ler o nosso conteúdo! Separamos algumas dicas que irão te ajudar a alcançar esse objetivo!
O que é a gestão de estoques?
Primeiro é importante deixar claro que estoque não é só todo produto acabado e vendido pela empresa, mas também pode ser composto pela matéria-prima utilizada. Então, a gestão de estoques é a capacidade da empresa em controlar e organizar a quantidade de produto ou matéria-prima que entra e sai do estabelecimento, movimentando o ciclo da mercadoria.
- Veja também: O que é Gestão de Estoques e como ela pode te ajudar
O principal foco da gestão de estoque é evitar o excesso ou a falta de mercadorias, já que isso significa prejuízos para o caixa da empresa. Por isso, o ideal é achar um equilíbrio para que se possa determinar de forma assertiva as necessidades de reabastecimento e, assim, atender todas as demandas do mercado.
Qual a importância da gestão de estoques?
A gestão de estoque deve ser uma prioridade em qualquer empresa. Ao se ter um controle mais rígido sobre o estoque, a empresa consegue reduzir custos relacionados à manutenção de estoque, garante melhorias na eficiência do armazenamento e também garante a satisfação do cliente proporcionando entregas de qualidade.
É possível notar um bom gerenciamento de estoque quando uma empresa tem total conhecimento daquilo que ela vende, sabe o valor que seu estoque possui e, também, consegue identificar o item que tem melhor ou pior desempenho em vendas. Com isso, muitas empresas conseguem vantagem em negociações com seus fornecedores, tendo em vista que possuem tempo para se planejar, podendo ser uma boa oportunidade de negócio.
Portanto, para conseguir direcionar suas estratégias de compras para reposição de produtos e até mesmo de vendas, é preciso saber bem o funcionamento do setor, já que cada um possui uma particularidade específica. Confira a seguir os principais métodos de gestão de estoques para melhorar o seu desempenho.
Principais métodos utilizados:
Curva ABC
Existem diversos métodos que ajudam na organização do estoque, o primeiro deles é a curva ABC de estoque, cujo objetivo é entender quais produtos devem ser priorizados na hora da venda com base na classificação dos itens em A, B e C. Sendo o A de maior significância e o C de menor. Essa curva é baseada no princípio de Pareto, onde os itens classificados como A representam 20% do itens em estoque e trazem 80% dos resultados. Os itens B, correspondem a 30% dos itens em estoque e trazem 15% dos resultados. Já os itens C equivalem a 50% dos itens em estoque e são responsáveis por 5% das vendas.
PEPS
Outras duas metodologias comumente utilizadas no gerenciamento de estoques são a PEPS e a UEPS. A primeira delas trata-se de um dos métodos mais utilizados na atualidade, ela parte do princípio de que as mercadorias mais antigas do estoque devem ser vendidas primeiro, evitando que os itens fiquem obsoletos. É justamente a partir desse pensamento que surgiu a sigla PEPS, que significa “primeiro a entrar, primeiro a sair”. Com a tendência de aumento constante dos preços das matérias primas, esse modelo tende a valorizar o estoque pelo valor mais próximo ao praticado no mercado, uma vez que ele será composto pelos itens que foram adquiridos mais recentemente.
UEPS
Ao contrário da metodologia anterior, a UEPS significa “último a entrar, primeiro a sair”. Dessa forma, o produto mais recentemente no estoque é o primeiro que deve ser disponibilizado para as vendas. Esse método de controle de estoque, além de não ser recomendado para empresas que trabalham com produtos perecíveis, exige métodos de controle ainda mais complexos para que a empresa não venha a sofrer com danos e perda de produtos.
Just in Time
A fim de promover uma maior redução de custos, temos a metodologia Just in Time, que significa “no momento exato”. Nela, o nível do estoque é mantido o menor possível, mas ainda sendo capaz de atender as demandas da empresa. Essa metodologia requer um acompanhamento rigoroso, pois deve-se evitar que a empresa perca boas oportunidades de vendas por não ter estoque suficiente de produtos para atender às novas demandas. Para que esse método funcione, é preciso contar com bons fornecedores, para que as requisições sejam atendidas com agilidade, qualidade e na frequência necessária.
Comece agora a melhorar a sua gestão de estoques
Agora que você já entendeu o conceito, importância e os principais métodos da gestão de estoque, confira algumas dicas para implementar agora na sua empresa!
- A primeira delas é definir o melhor local para armazenar suas mercadorias. O ideal é que os estoques estejam a uma distância ótima, tanto da área de produção, quanto dos locais de distribuição. Uma escolha equivocada pode gerar desperdícios devido ao armazenamento inadequado dos produtos.
- Assim como a localização, o layout do estoque também é de extrema importância. Ele precisa ser pensado para contribuir corretamente com o fluxo das mercadorias, reduzir o tempo de transporte e movimentação, evitar quebras e garantir o armazenamento adequado dos produtos. Quando falamos de prateleiras, o layout escolhido precisa facilitar a compra dos clientes e induzi-los a adquirir outros produtos.
- Outra dica valiosa, é procurar definir com quais produtos você trabalha e quais as quantidades, mínimas e máximas, que o estoque deve ser mantido para cada produto. Com isso, você consegue evitar tanto a falta quanto o excesso de mercadorias.
- Relacionado a isso, temos mais dois aspectos muito importantes no gerenciamento de estoques, que são a rotatividade e a periodicidade. É extremamente necessário que você fique atento à rotatividade dos produtos que você comercializa e a frequência necessária para reposição dos mesmos. Quais costumam sair mais? E quais saem menos? Há sazonalidade? Quais produtos representam maior lucratividade para a empresa? Com que frequência você precisa repor o seu estoque?
- Além disso, fazer inventários do seu estoque periodicamente é extremamente necessário. O objetivo é garantir que a quantidade de mercadorias registrada no sistema esteja de acordo com o que consta no estoque físico.
- Por último, busque por fornecedores de confiança, que cumpram os prazos acordados, com a qualidade necessária e que ofereçam boas condições de pagamento. Sobretudo, mantenha um bom relacionamento com eles!
Conclusão
Assim, a gestão de estoque pode significar a diferença entre o lucro e o prejuízo de um negócio, ainda mais em época de crise. Você precisa estar atento às suas mercadorias, para descobrir se haverá uma queda no giro do estoque e qual será o comportamento de compra de clientes, para adaptar sua empresa aos novos hábitos de compras das pessoas. Desde já, não perca tempo e comece agora a implementar essas dicas super importantes em sua empresa!
Se ainda ficou alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco, estamos à disposição para ajudá-los!