O QUE FAZ UM ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO?
Teoricamente, a função do engenheiro de produção é procurar maneiras de eliminar o desperdício nos processos de produção. Eles elaboram sistemas eficientes integrando pessoas, máquinas, materiais, informação e energia para fazer um produto ou prestar um serviço.
O foco é em como trabalhar de uma forma mais eficiente, equilibrando variados fatores, como o tempo, o número de trabalhadores necessários, a tecnologia disponível, as ações que os trabalhadores precisam realizar garantindo a segurança dos mesmos, o alcance do produto/serviço final sem erros, as preocupações ambientais, e o custo.
Para encontrar maneiras de reduzir o desperdício e aumentar a performance, é necessário estudar os requisitos do produto/serviço com cuidado. Em seguida, utilizam-se métodos matemáticos e modelos para projetar sistemas de produção e de informação para atender a essas exigências de forma mais eficiente.
A versatilidade dos engenheiros de produção permite que esses profissionais se envolvam em atividades que são úteis para várias empresas, governos e organizações sem fins lucrativos. Por exemplo, essa engenharia envolve a gestão da cadeia de suprimentos para minimizar custos de estoque, atividades de garantia de qualidade de conduta para ajudar empresas a manterem suas bases de clientes satisfeitos, e trabalha no gerenciamento de projetos, um processo no qual todas as indústrias procuram controlar custos e maximizar eficiência.
Mas como visualizar todas essas funções na prática? Para isso, vamos pensar como o Engenheiro de Produção contribui para o funcionamento de um dos parques mais famosos do mundo, o MUNDO MÁGICO DE WALT DISNEY.
Quando você decide por esse destino, a primeira coisa a se fazer é uma simples reserva…
A Disney recebe, aproximadamente, 10 milhões de ligações por ano quando o assunto são as reservas. Para que a qualidade dos serviços oferecida pelo parque seja percebida desde o primeiro momento, os engenheiros de produção desenvolvem projetos estratégicos, definem metas para diminuir o tempo de espera, trabalhando desde o treinamento de funcionários até a demanda de ligações.
Finalmente chegamos, vamos para o hotel…
A Disney possui mais de 25 resorts disponíveis que envolvem mais de 6 milhões de check-ins anuais. Para lidar com essa quantidade de informação, os engenheiros de produção definem os melhores arranjos, medem os impactos de novas ferramentas e sistemas e conduzem análises de capacidade de demanda. Além disso, otimizam o processo de entrega de bagagem aos quartos.
Nos quartos, é necessário gerenciar a cadeia de suprimentos e o sistema de inventário para oferecer a quantidade certa de toalhas e roupas de cama limpas para cada uma das aproximadamente 25 mil unidades e garantir a confiabilidade desse processo.
Agora vamos nos divertir…
O parque possui uma área imensa e para que todos cheguem aos lugares desejados com o menor tempo possível, o engenheiro de produção coloca em prática a pesquisa operacional e modelagem para obter a otimização de rotas somado a todos os meios de transporte.
Hora das compras…
Até 2 bilhões de transações por ano são feitas em cada loja do complexo. Para gerenciar esse número, o papel aqui é analisar a capacidade de demanda, amostragem do trabalho e melhoria dos processos, otimizando o fluxo de consumidores e reduzindo o tempo de espera. Em relação à alimentação, o engenheiro de produção gerencia a eficiência geral das operações, determinando o número de atendentes, mesas e restaurantes. Somado a isso, o estoque de produtos que irão suprir as necessidades acima deve ser gerenciado.
Quando o assunto é inovação…
Vários aspectos sobre abrir novas atrações são parte do trabalho do engenheiro de produção: capacidade, gerenciamento de filas e fluxo de pessoas; e depois da atração lançada, gerenciamento dos tempos de espera, rendimento, utilização e efeitos gerais na dinâmica do parque.
Pensando sobre o futuro…
O Engenheiro de Produção irá ajudar no desenvolvimento de produtos/serviços e aplicar as melhores práticas para construir novos parques temáticos ao redor do mundo.
E aí, você imaginava a importância da atuação do Engenheiro de Produção em todas essas áreas do parque?
Texto em 29/04/2016
Escrito por Nathalia Zandomingo
Diretora de Relações Públicas
Fontes: Bureau of Labor Statistics e Institute of Industrial Engineers