Layout é, em suma, a definição do espaço de produção, seguindo uma estratégia onde busca-se a otimização do uso do espaço. Assim, uma boa análise de layout visa alocar todos os equipamentos e maquinários utilizados, de forma a maximizar a produtividade da linha de produção.
Além deste, outros benefícios da análise de layout são: melhoria na qualidade dos produtos, otimização do fluxo de materiais e pessoas, facilidade no entendimento do processo como um todo, dentre outros. Desta forma, realizar um estudo do layout é de grande importância para as organizações que desejam reduzir o lead time de produção, enquanto promovem, em paralelo, uma minimização do risco de acidentes e melhoria no fluxo contínuo da linha de fabricação.
Identificou os objetivos da análise de layout que a sua organização também está almejando? Então vem conosco, que explicaremos um pouco melhor como aplicá-la no seu negócio!
Aplicabilidade da análise de layout na sua empresa
Aplica-se a análise de layout, no geral, em duas situações: para a abertura de um novo negócio ou local (por exemplo, um novo galpão ou nova linha de produção), e quando há a percepção de necessidade de melhoria. Esta segunda, porém, é mais difícil de se identificar. Por isso, é muito importante que você, empreendedor, saiba analisar e perceber quando o seu negócio se encaixa neste caso.
Você já percebeu seus funcionários realizando grandes deslocamentos, como por exemplo, atravessar todo o estabelecimento para uma simples pausa (como se hidratar ou ir ao banheiro)? Ou então, percebe que comumente os mesmos têm de deixar seus postos para realizar alguma atividade, como por exemplo, receber um pacote ou entregar algo ao seu superior? Então muito provavelmente seu negócio possui um layout passível de melhorias.
Calma! Não precisa se desesperar. Uma boa análise de layout, realizada por pessoas capacitadas, terá em mente os objetivos atuais da organização. Logo, se no momento a empresa busca mudanças menos bruscas e que não exijam um esforço (e, por tanto, investimento) tão grande para ser aplicado, é possível realizar uma análise minuciosa para tal. Em contrapartida, o layout pode também ser totalmente rearranjado, de forma que possivelmente o investimento a curto prazo será maior, mas trará mais ganhos para o seu financeiro a longo prazo.
Fez sentido, né? Essa personalização é muito importante para aplicar a estratégia que faça sentido para o seu negócio. Por isso, existem também classificações para o tipo de layout que o seu empreendimento pode aplicar. Confira só:
Compreendendo os tipos de layout
Layout linear ou por produto
No layout linear, a linha de produção segue, como o nome indica, uma linha onde os maquinários utilizados são localizados em sequência. Assim, a proposta é tornar o processo mais produtivo de forma massiva, gerando produtos em maior quantidade.
Geralmente este modelo é aplicado em modelos de negócio onde há baixa variedade de produtos, e os itens são sempre produzidos da mesma forma. Logo, há uma possibilidade maior de tornar o processo fixo (visto não haver mudanças no processo produtivo), enquanto que há uma maior eficiência de produção.
Outro ponto importante de ser citado é que, este tipo de produção gera uma grande possibilidade de automatização, visto que há poucas mudanças na forma de se produzir e, portanto, os maquinários podem ser programados para repetir uma sequência de operações padrão.
Layout funcional ou por processo
O layout funcional é aplicado com a proposta de setorização. Os maquinários utilizados são alocados de acordo com os seus tipos e, portanto, há um agrupamento de maquinários que possuem a mesma proposta, em um setor.
Desta forma, cada etapa por onde o produto passa (por exemplo, polimento, pintura ou molde) possui um setor específico para tal. Assim, os produtos normalmente são gerados em lotes, onde há a programação do maquinário no início de cada produção de lote, para atender a especificação do mesmo.
Neste caso, além de permitir uma maior variedade de produtos, há uma maior clareza na função de cada funcionário, tornando possível assim, selecionar exatamente o perfil de colaborador e suas respectivas habilidades para atender cada setor.
Layout celular
Uma forma mista, o layout celular une as vantagens de ambos os modelos anteriores. Assim, apesar de haver a setorização, há também a organização de forma a fazer com que cada setor haja em uma linha única e sequencial de produção.
Desta forma, este tipo de layout permitirá com que a organização tanto atenda uma maior variedade de solicitações, quanto atender em um prazo menor. Este modelo permite que haja a diferenciação entre produtos mas também a escalabilidade, sendo um modelo ideal para condensar ambas as vantagens dos modelos anteriores.
Layout posicional ou fixo
Seguindo em uma linha diferente dos anteriores, o layout posicional ou fixo ocorre quando o produto permanece fixo, enquanto que os maquinários, equipamentos e funcionários são remanejados para a sua produção.
Este modelo é ideal para produtos que necessitam de um grande projeto ou são produtos de larga dimensão. Assim, faz mais sentido mover as estações de trabalho, do que o próprio produto. Utiliza-se maquinário específico para a montagem do projeto trabalhado neste modelo. Portanto, normalmente a fábrica trabalha com projetos semelhantes, tendo a variedade como um fator de detalhe, como alocação de peças e equipamentos que o projeto terá.
E quais são os benefícios de implementar a Análise de Layout na sua empresa?
É fato que uma organização de sucesso deve seguir a lógica de otimização de recursos, esforços e materiais para atingir bons resultados. Para que isso seja possível, você precisa compreender o espaço e os processos da sua empresa, e é exatamente isso que a análise de layout permite.
Confira aqui alguns dos benefícios que a melhoria do layout traria para o seu negócio:
Melhoria na segurança
- Situações onde há excesso de cruzamentos na circulação geram riscos de segurança para os membros. Os recursos e maquinários devem corresponder às Normas Regulamentadoras, de modo a garantir a segurança e saúde no trabalho.
Motivação dos membros
- Um espaço estrategicamente disposto aprimora a comunicação entre membros e gera melhores condições de trabalho, provocando um ciclo vicioso de motivação geral e aumento da produtividade. Além disso, todos os colaboradores ganham consciência sobre os processos à medida que melhora-se o planejamento e sucessivo reconhecimento do espaço de trabalho.
Redução do custo de produção
- Você já presenciou algum caso onde houve desperdício de recursos, prejuízos quanto a falta de organização do ambiente ou complicações no transporte de materiais? Todos esses fatores contribuem significativamente para o aumento do custo da produção. Um processo mal delineado sempre será vítima de desperdícios. E é exatamente aí onde a análise de layout ataca, de modo que empresas que adotam essa estratégia têm seus custos minimizados ao máximo.
Facilidade no monitoramento de atividades e identificação de erros
- O planejamento e a organização do espaço físico facilitam o acesso visual às operações. A alocação ideal dos membros, equipamentos e recursos de sua organização torna possível visualizar claramente cada etapa do processo de produção e identificar possíveis pontos de melhora ao longo do tempo. Sabemos também que erros são muitas vezes inevitáveis. O mapeamento do espaço físico deve ser pensado de modo a, se ocorrer falhas, estas sejam solucionadas da melhor e mais rápida maneira possível.
Tipos de Fluxos
Uma organização inteligente adota a elaboração de fluxos para melhor continuidade e rapidez em seus processos, sejam eles fluxos de pessoas, de informações ou materiais. Uma boa gerência desses fluxos é o ponto chave para se tornar uma empresa competitiva.
Fluxo de pessoas
- O fluxo de pessoas baseia-se no deslocamento dos membros da empresa que estão envolvidas no plano logístico, seja para realização de tarefas, troca de informações e/ou manuseio de equipamentos. Para maior eficiência, almeja-se minimizar o deslocamento, linearizar e sequenciar o processo produtivo ao máximo a fim de aproveitar o tempo e minimizar esforços.
Fluxo de materiais
- Trata-se do deslocamento de insumos e produtos, equipamentos ou qualquer outro tipo de objeto que interage com o plano logístico. É uma das principais etapas onde identifica-se desperdício de materiais, esforços e tempo, e vai desde a aquisição das matérias até a entrega do produto final.
Fluxo de informações
- Permeia todo o processo produtivo, já que aborda todo o fluxo de dados. Está ligado a quaisquer informações percorridas numa organização, como toda a comunicação entre membros e informações sobre a logística interna e externa empresarial. Dessa maneira, os dados devem ser sempre assertivos e coerentes e, seja em ambiente físico ou até mesmo digital, o fluxo de dados deve correr linearmente e de maneira organizada.
Conclusão
Em resumo, a análise de layout garante a otimização do espaço a fim de aprimorar os fluxos que interagem com o processo produtivo de uma organização e maximizar resultados. Atuará de modo a maximizar a capacidade produtiva, garantir a melhoria contínua e minimizar excessos e desperdícios. E tem mais, é capaz de gerar integração e motivação dos membros e colaboradores! É aplicável seja na abertura de um novo negócio ou no rearranjo de um já existente. Ainda vale lembrar, que mesmo que seu negócio seja de pequeno porte, é exatamente agora o momento de adotar uma visão estratégica para melhoria do seu espaço. É o meio ideal para garantir vantagem competitiva e alcançar seus objetivos.
E aí? Se interessou pelo tipo de projeto? Acredita que podemos te ajudar? Entre em contato conosco!