A atração e retenção de clientes pode estar relacionado a vários fatores. Eles podem ou não variar de acordo a individualidade do setor e localização dos empreendimentos, por exemplo. Independente do momento, é uma tarefa essencial realizar planos estratégicos para o bom desenvolvimento e funcionamento dos negócios, afinal, o que seria da sua empresa sem seus clientes?

Você conhece os pontos fortes e fracos da sua empresa? Sabe o que seus clientes enxergam do seu estabelecimento? Como está o relacionamento virtual com seu público alvo? Você possui metas definidas a longo prazo? Quantos clientes você conquista a partir de sua rede social?… Bom, se você não sabe a resposta de algumas destas perguntas, ou ate mesmo sabe, porém os resultados não são satisfatórios, vamos apresentar um pouco sobre nossos projetos de Gestão Estratégica e Marketing Estratégico que foram desenvolvidos para alavancar os resultados da sua empresa!

Mas como funcionam esses planos estratégicos?

A partir dos dois projetos citados anteriormente, podemos identificar que ambos possuem um enfoque estratégico. Mas por que? A resposta é simples, para bom funcionamento dos negócios e alcance de metas se faz necessário definir estratégias personalizadas para sua atual situação. Desta forma, uma solução é mais voltada para entendimento organizacionais, Gestão Estratégica, e outra solução voltada para formas de divulgação, Marketing Estratégico. 

Gestão Estratégica é definida como o plano de ação para cumprir as metas estabelecidas no Planejamento Estratégico. Para implantação destas ações a empresa deve ter conhecimento de como os fatores internos e externos afetam as atividades do empreendimento. Desta forma, é essencial que uma análise SWOT (também conhecida como análise FOFA) seja estruturada como base para tomada de decisões.

Além disso, é necessário criar metas, na qual guiarão as suas ações para atingimento de seus objetivos, mantendo a atenção aos planos estratégicos que foram estabelecidos. O acompanhamento deve ser constante e as metas devem ser claras, uma vez que todos os colabores devem entendê-las muito bem, afinal, são eles que contribuirão para alcance das mesmas.

Trabalhando com a Metodologia OKR

A metodologia OKR, Objectives and Key Results, é utilizado por muitas empresas de sucesso, como Google e Intel, como um modelo de gestão e suporte para os pontos mencionados anteriormente. Os OKR’s auxiliam na integração de todos os setores da empresa e alinhamento da cultura organizacional, aumentando o foco estratégico dos colaboradores. Consequência disto, o local de trabalho fica muito mais agradável e com funcionários promotores da empresa, atendendo bem os clientes.

O Marketing Estratégico também é baseado em análises do mercado e tem como objetivo encontrar seu público-alvo e melhores opções de marketing para seu negócio. Assim, é possível alcançar mais clientes que realmente querem seu produto ou serviço e aumentar a visibilidade de sua marca. Gerar conteúdo que solucione problemas de um cliente é uma forma de retê-los e indicar que sua empresa tem conhecimento sobre determinado assunto, e este vínculo criado facilita a venda de seu serviço.

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Um bom planejamento leva em conta a estratégia necessária para alcançar os objetivos e o público-alvo que o fará alcançá-los de forma mais eficiente.

Planejamento é a palavra-chave para um bom plano de marketing. Como se comunicar, uso de palavras-chave, o meio de divulgação são aspectos determinantes para o sucesso de suas ações de publicidade. Todos esses pontos podem ser obtidos com pesquisas realizadas pela equipe de marketing ou por um empresa especializada.

Potencial estratégico

A combinação de Gestão e Marketing Estratégicos além de trazer maior organização para a empresa através das análises de mercado, entrega competitividade frente aos concorrentes. Isso ocorre pois define com clareza o público alvo que deve ser direcionado os esforços. É mais eficiente investir em marketing focado em um grupo comparado, do que em um amplo público que pode ter ou não interesse em seu empreendimento.

Desta forma, é notório o quão importante é a aplicação dos projetos citados, ainda mais para a retenção de clientes. Contamos com uma equipe altamente capacitada para auxiliar a sua empresa na construção das estratégias adequadas para seu empreendimento. Entre em contato para podermos conversar um pouco e solucionar alguns problemas recorrentes!

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