Como o próprio nome diz, o Desenho Técnico Mecânico consiste em desenhos que irão descrever todos os componentes de um projeto. Assim, ele pode ser entendido como uma ferramenta de criação e um processo de transferência de informação, composto de várias vistas do objeto que está sendo estudado, permitindo a visualização dos componentes em diversos ângulos.
Mas como funciona um desenho técnico mecânico? Como pode ajudar a desenvolver o meu produto? Se você possui essas dúvidas, veio ao lugar certo: neste texto trouxemos todas as informações associadas ao assunto.
Pesquisa Informacional
Esta etapa inicial é o ponto de partida das ideias. Para desenvolver um desenho mecânico devem ser levantadas, primeiramente, todas as informações, ideias e anseios pertinentes que partem do cliente. Portanto, será avaliado qual a finalidade daquele produto ou mesmo as possíveis dimensões imaginadas ao idealizá-lo.
Definindo-se o dimensionamento e com todos os pensamentos alinhados, partimos efetivamente para a modelagem e detalhamento.
Modelagem 3D: A representação tridimensional dando vida ao imaginário
A modelagem 3D utiliza softwares CAD (Computer-Aided Design), ou seja, programas computacionais que permitem criar, otimizar e modificar um produto em sua representação bi ou tri-dimensional. Dessa forma, conseguimos esboçar e visualizar a peça, máquina ou componente como um todo. Indo mais além, podemos trabalhar com a prototipagem rápida e gerar um modelo real e palpável, em escala reduzida, através da manufatura aditiva via impressão 3D.
A modelagem 3D dentro de um desenho técnico mecânico também nos possibilita a montagem completa do equipamento, caso se trate de um conjunto de peças, e realizar o estudo de movimento, extraindo toda a dinâmica da qual o mesmo irá desempenhar e facilitando a compreensão do seu funcionamento. A Renderização também está presente e nos permite obter maior clareza na visualização do produto ao trazer a sua estética mais próxima possível da realidade. Esta etapa em um projeto mecânico é bastante interessante para exposição e marketing.
Vistas ortogonais e o detalhamento do projeto
A partir da construção tridimensional do projeto, podemos passar para o seu detalhamento. Nesta etapa ocorre a elaboração dos desenhos técnicos 2D, que proporcionam todas as informações precisas das especificações para a fabricação do produto.
Para garantir o rigor da qualidade e segurança do projeto, todo o procedimento ocorre com base nas normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
A vista explodida e a lista de componentes também entram para dar suporte e facilitar durante o processo de identificação e enumeração de cada peça em projetos mecânicos, o encaixe correto e sua relação como um todo na máquina, permitindo a montagem integral para se alcançar o produto final.
A importância do desenho técnico mecânico para a sua empresa
Em suma, abordando agora a importância do Desenho Técnico Mecânico para sua empresa, ele acaba gerando muitos benefícios, como, por exemplo:
- Aumento da produtividade, pois com ele há uma redução na probabilidade de fabricação de peças defeituosas. Além disso, sem eles, a fabricação dos equipamentos não irá decorrer de uma maneira veloz e espontânea;
- Simplificação do processo de manutenção, já que os desenhos podem servir como um mapa do seu produto, sendo assim, mais fácil de identificar possíveis defeitos e maneiras de corrigi-los;
- Maior certeza na qualidade dos produtos produzidos, devido ao aumento da padronização do processo de fabricação;
- Por fim, mas não menos importante, a Gestão do Conhecimento na sua organização. Para ser mais competitiva e para crescer é necessário que a empresa tenha mais conhecimento e domínio em sua área.
Ainda possui alguma dúvida ou ficou interessado interesse em realizar um projeto de Desenho Técnico Mecânico na sua empresa? Entre já em contato com nossos especialistas!