Adaptabilidade é a propriedade ou qualidade do que é adaptável, capacidade de alguém ou algo de mostrar-se adaptável às mudanças do meio. Assim, adaptar-se ao home office para continuar sendo produtivo de uma forma saudável tornou-se imprescindível.
Com o avanço do novo coronavírus no Brasil, as empresas passaram a adotar modelos alternativos de trabalho para dar continuidade às atividades do dia a dia. Dessa forma, o trabalho remoto ou home office passou a ser amplamente adotado, uma vez que permite aos profissionais trabalhar fora de um escritório tradicional.
Por outro lado, muitas pessoas estão enfrentando diversos problemas em trabalhar em casa, e assim, resultando em uma queda da produtividade. Neste texto, vamos dar dicas de como trabalhar da melhor forma dentro do cenário atual, organizar o seu time em home office, aumentar a produtividade e como lucrar trabalhando em casa.
Desafios do trabalho remoto
Durante o isolamento social, administrar o próprio tempo para conseguir cumprir com as obrigações domésticas, do trabalho e ainda tirar um momento para o descanso, não é nada fácil. Como ninguém teve tempo para se preparar, foi preciso lidar com os problemas conforme eles foram surgindo.
As pessoas estão em casa, sem poder recorrer a contatos sociais presenciais e atividades de lazer ao ar livre, o que dificulta ainda mais manter a saúde mental e emocional durante esse momento. Por isso, uns dos maiores desafios enfrentados pelas empresas é manter o time motivado e produtivo. Manter a gestão de pessoas em contextos diversos é um grande desafio, e para aproximar o time é necessário manter uma excelente comunicação.
Entender o que cada funcionário está passando é importante para identificar seus desafios e tentar ajudá-los com seus problemas profissionais e pessoais. Rever os processos, atualizar as práticas e adotar novas ferramentas de trabalho também é necessário para conseguir produzir um bom mecanismo de trabalho e de confiança. Fazer com que o funcionário entenda que pode contar com o seu gestor e que todos confiam no seu trabalho é a melhor forma de aproximá-lo da empresa.
Como a Soluções Consultoria se adaptou ao home office?
Para ajudar os membros na adaptação do home office, a Soluções Consultoria adotou o Discord como principal ferramenta. No Discord é possível criar salas de voz, vídeo e texto, além de poder fazer a transmissão de tela em tempo real, dessa forma nosso time trabalha muito integrado mesmo estando cada um em sua casa.
Para auxiliar no fluxo de trabalho da empresa foram criadas salas para cada diretoria e uma sala geral. Nelas os membros executam suas atividades e podem tirar dúvidas em tempo real, evitando assim atrasos de uma conversação via texto. Ao final do horário de home office, os membros da Soluções Consultoria preenchem um breve relatório de atividades. Isso é feito para registrar quais atividades foram desenvolvidas naquele dia.
Dentre todas as vantagens que o Discord trouxe para a empresa podemos destacar o aumento da produtividade do nosso time e o imediatismo da comunicação.
É importante ressaltar que a Soluções Consultoria faz um acompanhamento do seus membros com o objetivo de entender a realidade de cada um, identificar os obstáculos que eles estejam enfrentando nesse período e ajudá-los no que for preciso.
3 dicas para organizar seu time em home office
A seguir listaremos três dicas essenciais para uma boa organização do seu time durante o trabalho remoto:
1) Tenha um espaço próprio de trabalho
Incentive seu time a organizar um espaço fixo para o home office e vestir-se adequadamente para o trabalho, mesmo estando em casa. Trabalhar de pijama e no próprio quarto pode fazer algumas pessoas associarem o momento ao descanso, diminuindo a produtividade. É necessário ter um espaço separado com todos os materiais que você irá utilizar por perto, assim podemos evitar interrupções e aumentar a concentração nas atividades.
2) Estabeleça uma rotina
O trabalho remoto é sinônimo de ter liberdade com responsabilidade, por isso seguir uma rotina é essencial para seu sucesso. Defina as atividades que devem ser executadas ao longo do dia, estabeleça horário para elas e não se esqueça de estimulá-los a fazer pausas para descanso. Ao final do home office, revise as atividades que foram feitas e planeje o próximo dia.
3) Cuidado com a comunicação
Em aplicativos como WhatsApp as informações ficam soltas e podem se perder facilmente. Portanto, estabeleça um canal de comunicação com sua equipe, onde vocês podem ter uma comunicação em tempo real e também possam ter uma discussão estruturada. Alguns sites que podem ser utilizados para auxiliar na comunicação interna do seu time são: Slack, Workplace, Zoom, Meet e Discord.
Como lucrar trabalhando em home office?
Trabalhar em casa tem seus pontos positivos, como a autonomia para decidir seu próprio horário de trabalho, redução de estresse por questões como trânsito. E para as empresas, a economia com reduções de custos com aluguel, contas de luz e água. Mas, por conta dessa mudança e com um mercado instável, o baixo faturamento é um problema constante e que está levando várias empresas e empreendedores a desistirem do seu negócio.
Por isso, fazer uma gestão financeira para a pessoa jurídica separadamente da pessoa física é essencial, já que uma forma de aumentar o lucro é diminuir o custo. É indispensável ter um planejamento financeiro, para controlar todas as despesas e estabelecer metas e prioridades, visto que, planejar é investir! Ademais, passar o valor do seu trabalho e/ou produto para o cliente é o mais importante, assim, você poderá cobrar o preço justo por eles.
Portanto, utilizar o trabalho remoto como o nosso aliado durante o isolamento social é a melhor forma de garantir a autonomia e os resultados da empresa. Manter a disciplina, ligada a saúde mental e financeira é o tripé para um home office produtivo.
Para saber mais dicas sobre gestão empresarial, gestão financeira, estratégia, trabalho remoto e produtividade, veja os outros posts do nosso blog!