Em um mercado cada vez mais competitivo as empresas precisam buscar por ferramentas que auxiliem no aperfeiçoamento de seus processos e garantam uma vantagem perante as demais empresas. O Ciclo PDCA é um exemplo de metodologia fundamental para otimizar a gestão do negócio, pois facilita a tomada de decisão e o alcance de metas. Além disso, possui vasta área de aplicação podendo ser utilizado em qualquer tipo de empresa.
O PDCA é uma ferramenta de gestão que tem como principal objetivo a melhoria contínua dos processos por meio de um circuito de quatro ações: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act).
- Planejar
Essa é a etapa em que os problemas a serem resolvidos são analisados. É necessário elaborar um plano que pautado nas diretrizes estratégicas da empresa determine um caminho para resolver os problemas levantados. São estabelecidos também os objetivos e as metas do ciclo. É necessário mover esforços nessa primeira fase visto que quanto melhor for o planejamento realizado, melhores serão as metas atingidas.
- Executar
Após um planejamento cuidadoso, é hora de colocá-lo em prática conforme o previsto. Esta é a etapa mais importante do Ciclo PDCA, e deve ser acompanhada bem de perto para que em nenhum momento se desvie do que foi planejado.
- Checar
Nesse estágio as metas alcançadas e resultados obtidos são mensurados através dos dados coletados e do mapeamento de processos ao final da execução. A checagem pode ser feita de duas formas: junto com a execução, para ter certeza que o trabalho está sendo bem feito; ao final da execução, para uma análise mais abrangente que permita os ajustes e acertos necessários. O principal objetivo desta fase é detectar eventuais erros ou falhas. É preciso fazer um monitoramento sistemático de cada atividade elencada no plano de ação e comparar o previsto com o realizado, identificando gaps que podem ser sanados em um próximo ciclo, assim como oportunidades de melhoria que podem ser adotadas futuramente.
- Agir
É o momento de corrigir as falhas identificadas na etapa anterior. É simultaneamente fim e começo, pois após uma análise detalhada do que tenha causado os erros anteriores, todo o ciclo PDCA é refeito com novas diretrizes e parâmetros para se buscar uma melhoria contínua e ininterrupta. Em caso de todas as metas terem sido atingidas, esta é a fase em que se adota o plano aplicado como padrão.
Essas quatro etapas ajudam a entender não só como um problema surge, mas como ele deve ser solucionado, focando na causa e não nas consequências. Partindo do pressuposto de que é sempre possível melhorar, o Ciclo PDCA não possui fim. A cada ciclo concluído inicia-se outro, sucessivamente, até que seja possível encontrar um padrão mínimo de qualidade para atender às expectativas do cliente e tornar a empresa cada vez mais eficiente em seus processos.
A melhoria contínua ocorre quanto mais vezes o Ciclo PDCA for executado. A partir do momento que os processos são otimizados, os custos podem ser reduzidos e a produtividade aumentada. Se sua empresa conseguir se estruturar dentro das quatro etapas do PDCA, sem dúvidas ela terá maiores chances de alcançar seus objetivos.
Tem interesse em otimizar os processos da sua empresa? Entre em contato com a Soluções.
Texto em 06/11/2016
Escrito por Ana Paula Alves dos Santos
Gerente de Relações Públicas