Atualmente encontramos uma infinidade de empresas no mercado oferecendo os mais variados tipos de produto/serviço. Diversas pessoas realizam diversas tarefas diferentes com o intuito de gerar a melhor entrega possível do produto final. Mesmo com toda essa variedade, podemos ter certeza de uma coisa: toda empresa trabalha com processos.
Mas se as atividades não são realizadas por uma única pessoa, como é possível garantir que a entrega final saia dentro das conformidades exigidas? A resposta é a padronização dos processos.
Quando se padroniza um processo a empresa diz que aquela forma de se realizar uma tarefa é a melhor encontrada até o momento. Cada operação do processo será descrita detalhadamente durante toda a sua execução, como um manual de instruções do controle remoto da sua televisão. Fazendo isso, a empresa passa a implementar a cultura de “fazer certo na primeira vez”.
Então surge o questionamento: padronizar cada operação de cada processo da minha empresa vai exigir muito esforço e dedicação. Além disso vai atrasar a produção, vai desgastar os meus funcionários e vai acabar complicando o que já está dando certo, não preciso disso! A maioria das empresas chega a essa conclusão equivocada, perdendo os benefícios que a padronização traz, entre eles:
- Reduzir o desperdício;
- Reduzir o consumo de materiais;
- Utilizar adequadamente equipamentos, materiais e mão-de-obra;
- Uniformizar a produção;
- Melhorar o nível técnico da mão-de-obra por facilitar treinamentos;
- Registrar o conhecimento tecnológico;
- Reduzir a variedade do mesmo produto;
- Aumentar a produtividade e qualidade.
Quais critérios você utilizou para decidir a sua rotina diária pessoal? É certo que você escolheu o melhor trajeto para chegar ao trabalho, por exemplo, aquele que não deixa brechas para optar por outra trajetória, até porque você economiza tempo e dinheiro com ele. Portanto, qual o motivo de não reestruturar suas operações em relação a esses mesmos critérios? Padronize a rotina da sua empresa e entregue resultados melhores.
Ainda tem dúvidas de que a Padronização dos Processos pode tornar a sua empresa mais competitiva no mercado?
Texto em 28/05/2016
Escrito por Nathalia Zandomingo
Diretora de Relações Públicas