O PROBLEMA…
A cidade de Falkirk, na Escócia, possui dois canais que permitem a passagem de embarcações. O problema desses canais que se cruzam é que há um desnível de cerca de 24 metros entre os dois, o equivalente a um prédio de 8 andares. Para superar esse problema, eram utilizadas cerca de 11 eclusas, que nada mais são do que “elevadores hidráulicos” para fazer com que embarcações subam ou desçam de um local a outro. E para passar por todas essas eclusas, as embarcações levavam cerca de um dia inteiro.
A SOLUÇÃO…
Em substituição à todas as eclusas, engenheiros criaram a roda de Falkirk. A roda funciona como um elevador giratório, usa o princípio de Arquimedes além de motores hidráulicos que consomem pouca energia. A roda possui cerca de 35 metros de diâmetro, e embarcações de quase 7 metros de comprimento. E o melhor de tudo, o percurso hoje em dia pode ser realizado em apenas 5 minutos!
PONTO TURÍSTICO…
Inaugurada em 2002, a roda de Falkirk se tornou ponto turístico da cidade. Após seu processo de montagem que rendeu até mesmo uma escavação de 250 mil metros cúbicos, o local conta com um centro para que visitantes possam conhecer a imponente obra, e fazer o passeio de barco. Estima-se que mais de 1,5 milhão de pessoas já fizeram o tour de barco. A obra já foi premiada pela organização britânica de turismo verde por não causar quase nenhum impacto ao meio ambiente e ser eficiente em gasto energético
O PAPEL DO ENGENHEIRO MECÂNICO…
O engenheiro mecânico possui inúmeras áreas de atuação, seja no projeto e manutenção de máquinas em geral, no desenvolvimento de sistemas térmicos, elétricos, automação industrial, e até na robótica.
No caso da roda de Falkirk, o engenheiro mecânico tem conhecimento teórico para elaborar o projeto hidráulico, mecânico, estrutural e de seleção dos materiais, ou seja, praticamente todo o projeto. É importante frisar que o conhecimento é uma parte fundamental na engenharia, mas a consciência para SOLUCIONAR problemas de maneira criativa e sustentável torna o mundo melhor.
Texto em 13/05/2016
Escrito por Renan Santos
Gerente de Relações Públicas