Engenhar ideias, produzir soluções!

Blog

Melhore seus resultados com a Gestão da Qualidade

Os princípios de gestão da qualidade são conceitos básicos que visam nortear as organizações, permitindo que se estabeleçam no mercado com eficiência em gestão. Oferecer produtos e/ou serviços com máxima qualidade é essencial para que qualquer empresa fortifique-se, principalmente no atual mercado: global, inovador e de extrema concorrência.

De acordo com a Norma ISO 9001:2015, são sete os princípios de gestão da qualidade: Foco no Cliente, Liderança, Engajamento das Pessoas, Abordagem por Processos, Melhoria Contínua, Abordagem Factual para Tomada de Decisões e Gestão de Relacionamentos. Entender e aplicar cada um destes princípios permitirá, inquestionavelmente, um melhor desempenho da organização.

PRINCÍPIO 1: FOCO NO CLIENTE

Toda organização é sustentada por seus clientes, logo é imprescindível que suas necessidades e expectativas sejam atendidas. Os gestores devem pesquisar e compreender estas necessidades, medir constantemente a satisfação dos clientes e, sempre que possível, ser capaz de prever suas futuras necessidades e desejos. Os benefícios de todas essas ações serão a maior fidelização do cliente, a maior eficácia na utilização dos recursos e, consequentemente, o aumento das receitas da organização.

PRINCÍPIO 2: LIDERANÇA

As equipes devem ser guiadas e compostas por líderes e não chefes. Líderes são proativos, motivadores e inspiradores, estabelecem propósito e guiam todos numa única direção. A organização deve proporcionar um ambiente de trabalho que motive os colaboradores, proporcionando liberdade para agir com responsabilidade, definindo missão e valores claros que devem ser inerentes a todos, traçando metas desafiadoras, encorajando e reconhecendo a contribuição das pessoas. O benefício imediato de uma equipe alinhada é a melhora na comunicação entre todos os níveis da organização.

PRINCÍPIO 3: ENGAJAMENTO DAS PESSOAS

As pessoas são a essência de uma organização e, mais que isso, as habilidades das pessoas realmente engajadas com a organização vão permitir o desenvolvimento e a inovação do negócio.

PRINCÍPIO 4: ABORDAGEM POR PROCESSOS

Todo e qualquer resultado desejável deve ser encarado como um processo, no qual atividades e recursos serão gerenciados minuciosamente. Além disso, deve-se notar que todos os processos de uma organização interagem entre si e cabe ao gestor

identificar e compreender esta ligação, visando eficiência e eficácia da organização na realização de seus objetivos. Para tal deve-se, definir as atividades para obter determinado resultado, elencar atividades-chave, delegar as responsabilidades de forma clara, focalizar materiais, métodos e recursos que contribuirão para a realização dessas atividades, avaliar riscos, consequências e impactos dessas atividades sobre clientes e fornecedores, medir e analisar continuamente os processos. Os benefícios desta abordagem são: a utilização eficaz de recursos, redução de custos e tempo de ciclo, resultados mais consistentes e previsíveis.

PRINCÍPIO 5: MELHORIA CONTÍNUA

A adaptação e melhoria contínua deve ser objetivo fixo de todo gestor. Assim, processos, produtos, serviços e o desempenho global da organização devem ser constantemente analisados e reestruturados. Empregar uma abordagem clara firmando a melhoria contínua como objetivo da organização, realizar treinamentos a respeito de métodos e ferramentas de melhoria contínua e estabelecer metas para orientar e controlar as melhorias realizadas são ações para atingir com sucesso este princípio.

PRINCÍPIO 6: ABORDAGEM FACTUAL PARA TOMADA DE DECISÕES

Decisões eficazes são baseadas em fatos, na análise de dados e informações. Portanto, é preciso garantir que todos os dados sejam precisos, confiáveis e acessíveis a quem precisa. Além disso, a análise deve ser minuciosa e a tomada de decisão equilibrada, utilizando de experiência e intuição.

PRINCÍPIO 7: GESTÃO DE RELACIONAMENTOS

Uma organização e seus fornecedores são interdependentes, e uma relação mutuamente benéfica reforça a capacidade de ambos para criar valor. Logo, deve haver uma comunicação clara e aberta entre as partes interessadas, identificar e selecionar os fornecedores buscando parceiros, em que haverá partilha de recursos e conhecimentos. Dessa forma, custos e recursos serão otimizados, necessidades de mercado e expectativas dos clientes serão atendidas mais prontamente e, sem dúvidas, haverá maior capacidade de criar valor para ambas as partes.

Texto em 26/06/2017
Escrito por Priscilla Santos
Gerente de Qualidade

Written by

The author didnt add any Information to his profile yet

Deixe uma resposta