Anos atrás, morar em uma propriedade rural era sinônimo de problema quando se tratava de energia elétrica. Quando esta se encontrava longe de grandes e médios centros o fornecimento através de uma rede elétrica poderia se tornar inviável. A solução desses moradores muitas vezes era solucionada através de motores geradores movidos a diesel ou gasolina que são alternativas não ecológicas e que demandam gasto com combustível.

Frente a este cenário, tornou-se uma solução plausível a instalação de micro usinas hidrelétricas. As micro usinas ou mini centrais hidrelétricas, produzem eletricidade utilizando o potencial hidráulico existente em um rio, ou seja, convertem a vazão da água em energia elétrica. A energia produzida é renovável e o processo não emite gases poluentes, e esta solução ainda é visto com bons olhos nos dias de hoje visto que há retorno financeiro.

Funcionamento

Uma queda d’água de um córrego, rio ou igarapé constitui uma fonte hidro-energética. A energia pode ser gerada quando uma certa vazão de água é direcionada para uma turbina elétrica. O funcionamento desse sistema é idêntico ao de uma grande hidrelétrica, porém as dimensões nesse caso são totalmente reduzidas, dependendo da necessidade do cliente, e da disposição da queda de água.

Vantagens

Contar com essas micro usinas gera inúmeras vantagens para o proprietário como as listadas a seguir:

  • Constante fornecimento de eletricidade;
  • Baixo impacto ambiental;
  • Baixo ruído e poluição do ar;
  • Energia em áreas remotas e montanhosas onde não existe a extensão do sistema público;
  • Gasto resumido à manutenção da usina.

Posso contar com uma usina na minha propriedade?

As centrais podem fornecer energia suficiente para uma propriedade rural e até mesmo para uma comunidade inteira dependendo do caso. Portanto é necessário fazer um estudo detalhado para saber qual a necessidade demandada, qual turbina é mais indicada para cada aplicação, qual o tamanho da queda de água e qual a vazão do rio.

Se interessou em saber mais? Consulte a Soluções! Oferecemos a análise da viabilidade de instalação de uma micro usina.

 

Texto em 28/06/2016
Escrito por Renan Santos
Gerente de Relações Públicas

Nathalia Zandomingo

Diretora de Relações Públicas

Este post tem 2 comentários

  1. Enio sakai

    No dia muito interessante a matéria tenho uma propriedade com uma queda razoável e tenho vontade de investir mas estou precisando de uma ajuda com a topografia ou um altímetro e também da medição da vazão com instrumento adequado.

  2. Eduardo Silva

    Gostaria de saber se tem alguma desvantagem na instalação da micro centralis hidrelétrica..

Deixe um comentário