Para alguns empresários e donos de bares em Viçosa, o mês de Março de 2017 não começou bem: A prefeitura de Viçosa, seguindo a Lei 2277/2012 e a Lei 2.457/2015, proibiu as mesas e as cadeiras na Avenida Santa Rita. Em termos econômicos, as mesas e cadeiras na avenida eram fundamentais para a geração de renda dos bares e de Viçosa. É válido lembrar também a importância desse acontecimento na taxa de desemprego: com a retirada das mesas, fornecedores, cozinheiros, ajudantes de cozinha, estoquistas, garçons, caixas, enfim, toda a cadeia produtiva, corriam o risco de perder seu emprego.

Com isso, a Soluções Consultoria prestou um projeto de simulação para a ABREVIR (Associação de Bares e Restaurantes de Viçosa e Região),para analisar se o fluxo de pedestres era prejudicado com a presença das mesas, conforme solicita a Lei 2.457/2015 que prega a segurança da população (fluxo de pedestres e veículos), não prejudicar a visibilidade e deixar o trânsito livre. A entrega seria um laudo técnico para apresentação na Câmara Municipal de Viçosa, de modo a solicitar o retorno das mesas às calçadas.

A simulação da produção consiste na tradução do sistema produtivo em modelos computacionais com o auxílio de softwares adequados, visando o estabelecimento de ações para a melhoria do desempenho do sistema. Através da modelagem e simulação de sistemas é possível representar simplificadamente e analisar um mesmo sistema sob diferentes cenários, de modo que não seja necessário realizar alterações que podem não ser vantajosas em um sistema real, podendo ser utilizada em diversos sistemas e em diferentes áreas, como: manufatura, logística, comunicação, transporte, restaurantes, bares, lanchonetes, hospitais, entre outros. Além disso, ao utilizá-la é possível obter benefícios como: identificação de gargalos (pontos em um sistema que limitam a performance constante em um processo), otimização do espaço produtivo e do fluxo de pessoas, redução do lead time (instante do pedido até a chegada do produto) e também aumento da produtividade.

Assim, foi construído um modelo que analisou o fluxo de pessoas que transitam pelas vias do canteiro com o intuito de verificar se iria ocorrer a formação de filas caso a quantidade vias fossem reduzidas pelas mesas. No modelo que foi estudado, foi contado que os canteiros possuem um total de oito rotas possíveis de acesso, e o modelo propõe que essas vias sejam reduzidas para quatro posições, como é mostrado nas imagens:

Para iniciar esta análise, fez-se uma coleta de dados durante 15 dias das 18:30h às

22:30h, contabilizando o fluxo das pessoas nos canteiros com base em cinco pontos de referência da avenida.

Posteriormente, com o auxílio do Software de Simulação Símio, foi possível construir um modelo e simular alguns cenários quanto ao fluxo de pedestres. Concluiu-se que o fluxo de pedestres não seria prejudicado caso parte da calçada fosse usada pelos bares e restaurantes da Avenida Santa Rita e indicou-se que as mesas deveriam ter dimensões de 70 x 70 cm e que estas deveriam ser delimitadas por correntes, permitindo o fluxo de pedestres no espaço restante.

Além disso, o Relatório da Soluções Consultoria sugeriu algumas medidas para os estabelecimentos comerciais e Entidades Públicas que contribuiriam para que o espaço fosse usado de forma consciente, segura e benéfica para todos os cidadãos.

Com a simulação realizada, a Soluções Consultoria apresentou o projeto na Câmara e obteve sucesso: as mesas estavam sendo discutidas e uma possibilidade da volta dessas mesas apareceu. Durante o tempo de discussão na Câmara, bares, restaurantes e demais lojistas seguiam enfrentando dificuldades devido à diminuição de clientes.

Após todas as aprovações, as mesas foram finalmente aceitas seguindo o projeto realizado pela Empresa Júnior. Com isso, a Soluções Consultoria realizou um dos seus maiores focos: ajudar os empresários de Viçosa e impactar a sociedade.

Deixe um comentário