Engenhar ideias, produzir soluções!

MEJ

O Movimento Empresa Júnior

Criado na França em 1967, por alunos da Escola Superior de Ciências Econômicas e Comerciais de Paris, o Movimento Empresa Júnior foi resultado de um sentimento de necessidade de um grupo em criar uma associação que proporcionasse a realidade empresarial, prestando serviços de consultoria de alta qualidade e com baixo custo para o mercado. O Movimento chegou ao Brasil em 1988 e, de lá pra cá, vem se transformando em um dos maiores movimentos de empreendedorismo do mundo.

Fundadas e geridas exclusivamente por estudantes universitários, as empresas juniores (EJs) transformam estudantes em empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil. Através de serviços prestados com o conhecimento adquirido nos cursos, os empresários juniores desenvolvem empresas clientes e disseminam a atitude empreendedora. Com isso, são formados profissionais cada vez mais preparados e dotados de competências como liderança, visão estratégia e experiência em gestão.

Atualmente, o Movimento Empresa Júnior no Brasil é representado pela Brasil Júnior, confederação das empresas juniores brasileiras, com mais de 200 empresas juniores conectadas a esta grandiosa rede.

As instâncias

BJ

A Brasil Junior (BJ) é a Confederação Brasileira de Empresas Juniores e compartilha com todos os empresários juniores o objetivo de tornar o MEJ um movimento reconhecido pelos diversos atores da sociedade por contribuir para o desenvolvimento do país por meio da formação de profissionais diferenciados.

Ela é formada atualmente por 14 federações, representando 13 estados e o Distrito Federal.

A Brasil Júnior é o órgão nacional do Movimento Empresa Júnior, trabalhando para fomentar e dar suporte às empresas juniores em todo o Brasil e representá-las para potencializar os resultados de nossa rede. A atuação ocorre pela definição conjunta de planos e diretrizes do Movimento, como o Conceito Nacional de Empresa Júnior. As ações são desenvolvidas por sua diretoria e, em cada estado, por sua federação local.

A Brasil Júnior também trabalha para a integração do Movimento, reunindo as federações em reuniões e, principalmente, reunindo as empresas juniores ao realizar o ENEJ (Encontro Nacional das Empresas Juniores). Em 2010, o ENEJ foi organizado em conjunto com a UNIJr-BA, em Salvador/BA, no mês de Agosto. Já em 2011, o ENEJ foi organizado em Foz do Iguaçu, também no mês de agosto, contando com milhares de empresários juniores envolvidos. Em 2012, a Brasil Júnior realizou o JEWC (Junior Enterprise World Conference), maior evento de jovens empreendedores do mundo, em conjunto com a FEJEMG e a Rio Júnior, federações de Minas Gerais e Rio de Janeiro. O JEWC foi o encontro mundial de empresas juniores, e ocorreu em Paraty-RJ, de 6 a 10 de agosto de 2012.

Site: http://www.brasiljunior.org.br/

FEJEMG

Fundada em 1995, a FEJEMG – Federação das Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais – representa e desenvolve as empresas e empresários juniores mineiros, através de princípios como:

  • Promoção da interação e união das empresas;
  • Fomento do Movimento em todo o estado;
  • Desenvolvimento e fortalecimento das empresas juniores federadas.

Trabalhando, cada vez mais, por uma Minas mais empreendedora, somos a maior federação do país com 49 empresas juniores presentes em 13 Instituições de Ensino Superior situadas 11 cidades diferentes.

São mais de mil empresários que fazem parte dessa rede, buscando a interação, troca de conhecimentos e parcerias. Tudo, sempre em busca da melhor maneira de aprimorar nossas atividades e aumentar a eficácia de nossas ações.

A República da Maré Vermelha é o símbolo dos empresários juniores mineiros, que se reúnem em prol do desenvolvimento do empreendedorismo e do movimento. Nosso programa de relacionamento, intitulado como “República da Maré Vermelha”, será lançado em outubro no Prêmio FEJEMG, visando aprimorar nosso relacionamento com os empresários juniores e parceiros.

Site: http://www.fejemg.org.br/

CEEMPRE

 A CEEMPRE – Núcleo de Empresas Juniores da UFV, é uma Associação Corporativa composta por 30 Empresas Juniores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e 6 Empresas em processo de filiação/fundação nos campi da UFV nas cidades de Viçosa, Rio Paranaiba e Florestal, totalizando cerca de 600 empresários juniores.

Reconhecida em todo país por suas práticas de gestão, tem como base administrativa uma diretoria executiva eleita anualmente, legitimada formalmente pela Universidade Federal de Viçosa de acordo com o Regimento Interno da CEMP/CENTEV.

O trabalho do Núcleo tem como objetivo básico promover o desenvolvimento das Empresas Juniores associadas. Para isso são desenvolvidos diversos projetos de capacitação e integração, além de ações jurídicas e de comunicação com objetivos específicos relacionados ao reconhecimento dos serviços prestados pelas empresas associadas.

Site: http://www.ceempre.org/