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Gestão da Qualidade

Gestão por Processos

Uma empresa que não detém o conhecimento claro de seus processos está em completa desvantagem competitiva em relação às concorrentes que ao conhecerem a fundo seus próprios processos conseguem realizar melhorias contínuas. BPM é a abreviação de Business Process Management que tem sua tradução para o português de Gerenciamento de Processos de Negócio. Esta ferramenta visa reconhecer os processos que estão sendo executados para medi-los e sistematizá-los, tornando possíveis os seus aperfeiçoamentos.

São problemas frequentes de uma empresa que não adere ao BPM:

  • Não conhecer de forma clara seus processos, tendo dificuldades para controla-los
  • Não conseguir localizar brechas internas dos seus processos, aumentando seus riscos.
  • Retornos financeiros esperados não acontecem

 Os benefícios que o Gerenciamento de Processos traz para sua empresa:³

  • Etapas de todos processos mais transparentes
  • Maior controle da administração
  • Melhoria continua dos processos, ocasionando redução de custos e aumento de produtividade

Programa 5S

Ter a filosofia 5S implantada em sua empresa é um passo fundamental na implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade. Nas organizações, o Programa 5S permite desenvolver a melhoria contínua com cinco passos básicos que estabelecem uma sistemática para lidar com a utilização de materiais, a ordenação, a saúde e a limpeza dos locais de trabalho e das áreas de uso comuns, melhorando o clima organizacional, a produtividade e consequentemente a motivação dos funcionários.

Os problemas recorrentes de uma empresa sem a filosofia 5S implantada são também problemas de organizações que não estão se desenvolvendo:

  • Áreas de trabalho mal organizadas
  • Ambientes sujos e perigosos
  • A falta de padronização dentro da empresa

O capacidade do 5S para a melhoria de atividades está contida em seus significados:

  • 1º S – Seiri – Senso de Utilização e Descarte
    Separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário.
  • 2º S – Seiton – Senso de Arrumação e Ordenação
    Identificar e arrumar tudo, buscando facilitar o encontro de itens.
  • 3º S – Seiso – Senso de Limpeza
    Manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e aprendendo a não sujar.
  • 4º S – Seiketsu – Senso de Saúde e Higiene
    Manter um ambiente de trabalho sempre favorável a saúde e higiene.
  • 5º S – Shitsuke – Senso de Autodisciplina
    Fazer dessas atitudes, um hábito, transformando os 5S numa filosofia de vida.

O programa 5S tem como objetivo melhorar a eficiência da empresa, promovendo um efeito positivo na qualidade do ambiente dos funcionários. Pratique já o 5S!


Sistema de Gestão da Qualidade

A implementação do Sistema de Gestão da Qualidade tem como objetivo a padronização de documentos, atividades e processos conforme a série de normas presentes na ISO (Organização Internacional de Normalização). Desta forma, essa área de atuação visa preparar empresas para se tornarem certificadas na norma ISO 9001:2008, tendo a garantia da qualidade e sendo reconhecidas por seus clientes.

São problemas frequentes de uma empresa que não possui a ISO 9001:

  • Não conformidade dos serviços ou produtos oferecidos
  • Perda de preferência dos clientes por não possuir um selo de qualidade

Como a certificação de qualidade pode ajudar a sua empresa:

  • Aumento da competitividade
  • Credibilidade perante os clientes.
  • Padronização de atividades facilitará a compreensão e execução do trabalho proposto
  • Melhoria na qualidade de produtos/serviços oferecidos