A carência de sistemas de contabilidade de custos nas empresas nos dias de hoje incapacita os gestores de apresentar decisões precisas para a tomada de decisão. É notável a vantagem competitiva de uma empresa que conhece os custos embutidos em seu produto, desde a compra da matéria prima até a expedição do mesmo. Isso porque, com o mercado cada vez mais acirrado, o conhecê-los se faz uma ferramenta essencial para a tomada de decisões, como o aumento dos preços do produto no mercado, ou investimento em alteração em processos de fabricação muito dispendiosos.

É preciso lembrar ainda que o maior objetivo de qualquer negócio é o lucro. Entretanto, para que isso aconteça de forma precisa e correta é necessário precificar estrategicamente e assim obter a remuneração justa sobre o capital investido, maximizando seu lucro.

Quais são os custos do meu produto?

Os custos embutidos em um produto compreendem um pouco mais do que puramente aqueles despendidos com matéria prima para a sua produção. O desconhecimento disso pode fazer com que sejam vendidos produtos a preços injustos tanto para o comerciante, quanto para o consumidor. De qualquer forma, existe uma grande oportunidade a ser explorada e transformada em vantagem competitiva, se conhecido bem os custos que integram seu produto.

Muitos gestores não sabem, mas ao precificar seu item no mercado, ele deve levar em consideração o quanto dispendeu para disponibilizá-lo ao cliente. Dentre alguns custos que o compões pode-se citar:

  • Matéria-prima
  • Mão de Obra
  • Máquinas
  • Impostos sobre vendas
  • Margem de contribuição

Para identificar a porcentagem de cada um desses pontos no produto são utilizados métodos de custeio, que visam rateá-los, distribuindo justamente o dispêndio total nas unidades produzidas.

Vantagens de um projeto de análise de custos

É fácil identificar os benefícios de realizar um projeto desta temática, entretanto é importante destacar alguns deles:

  • Identificar possíveis melhorias na distribuição de recursos da empresa;
  • Definição de preços condizente com custos, despesas e lucros desejados;
  • Cálculo do ponto de equilíbrio do negócio, levando em conta o lucro esperado;
  • Consequente maior organização das finanças empresariais;
  • Maior poder na tomada de decisão.

Depois de ler isso, você percebeu que ainda não leva em consideração os custos reais do seu produto na tomada de decisão? Não possui um método de rateio dos mesmos para seus produtos? Não perca tempo, se quer compreendê-los melhor, entre em contato com a Soluções Consultoria! O diagnóstico é gratuito!

Texto em 10/04/2017
Escrito por Gabriel Nunes Fonseca Lima e Silva
Gerente de Marketing

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