Engenhar ideias, produzir soluções!

Blog

Saiba como o Planejamento e Controle da Produção auxilia na lucratividade do seu negócio

Para se ter um negócio de sucesso, é indispensável planejar, programar e controlar o que é produzido. Uma gestão eficiente é a solução para que a empresa cresça e vença a concorrência. Para auxiliar essa gestão, existe um processo denominado Planejamento e Controle da Produção (PCP) que é responsável por integrar o gerenciamento das principais atividades da empresa e, assim, atender à demanda dos clientes.

Esse planejamento objetiva determinar quais produtos serão produzidos, quando, onde e como serão produzidos, além da quantidade de produção e de todos os recursos necessários para que ela ocorra. Mais do que planejar e programar, o PCP realiza também o monitoramento da produção, possibilitando a correção dos possíveis desvios e falhas identificados ao longo do processo. Ele é o centro dos processos produtivos e é quem garante a sintonia entre o trabalho dentro e fora da empresa.

Em resumo, a função do PCP é a organização, padronização e sistematização do processo, levando a empresa a produzir com mais perfeição, segurança, rapidez, facilidade, correção e menor custo.

Se sua empresa não planeja, programa e controla o que produz, provavelmente, terá dificuldades para alcançar os elevados índices de produtividade e qualidade exigidos pelo mercado. Bom, temos certeza que não é isso o que você quer, não é mesmo?

A empresa que adota o PCP apresenta resultados finais mais atrativos, pois consegue identificar melhor os pontos fortes e fracos da sua produção e, por isso, consegue atacar os problemas conforme sua ordem de prioridade. Esse resultado é bem simples: mais controle é igual a menos perdas, menos retrabalho, menos desperdícios e, consequentemente, maior redução de custos.

Logo, percebe-se que o planejamento e controle da produção é uma ferramenta ideal para se ter mais produtividade, eliminar erros e falhas e reduzir os custos, aumentando o lucro como consequência.

Para criar um bom Planejamento e Controle da Produção o primeiro passo é conhecer as atividades da sua empresa, suas particularidades, como elas funcionam e como se relacionam. Após a implementação, para que haja sucesso na sua execução, é necessário que sejam feitos documentos e planos para auxiliar na organização. E aí basta seguir perfeitamente o que foi definido e obter os resultados citados acima.

Mas sabe qual é a melhor parte? Nós, da Soluções Consultoria, podemos auxiliar sua empresa a implementar o PCP para aumentar sua produtividade e seus lucros. Entre em contato com a gente!

Texto em 19/06/2017
Escrito por Ana Paula Alves
Presidente da Gestão 2017

Written by

The author didnt add any Information to his profile yet

Deixe uma resposta