Engenhar ideias, produzir soluções!

Blog

Por que eu preciso de gestão de projetos?

Por que eu preciso de gestão de projetos? Primeiramente, o que é um projeto? Segundo o Project Management Body of Knowledge (PMBOK), livro elaborado pelo Project Management Institute (PMI), instituição que é referência mundial no tema, “Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único e exclusivo”. Alguns exemplos de projetos seriam a construção de um prédio, instalação de uma nova linha produtiva, desenvolvimento de um novo produto e aquisição de um sistema.

Como é algo finito, todo projeto possui 5 etapas em comum, sendo elas as fases de iniciação, planeamento, execução, monitoramento e, por fim, encerramento.

 

 

Então, por que uma empresa precisa do Gerenciamento de Projetos?

Pois essa é a única maneira de se executar projetos com sucesso. Como o gerenciamento de projetos envolve dez diferentes áreas do conhecimento, sendo elas, Gerenciamento da Integração, de Escopo, de Custos, de Qualidade, das Aquisições, de Recursos Humanos, das Comunicações, de Risco, de Tempo, das Partes Interessadas, não ter o Gerenciamento de Projetos implantado aumenta o risco de falha em algumas dessas áreas.

Segundo o próprio PMI diz, “O Gerenciamento de Projetos, (…) é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz”. Ou seja, ter o gerenciamento de projetos bem estabelecido garante que todas as ações a serem tomadas para a entrega de um projeto de alto nível estejam devidamente documentadas, evitando que ações sejam feitas por impulso, o que aumenta a qualidade final do projeto entregue e a satisfação do cliente.

Dentre os inúmeros benefícios de se ter uma metodologia de gerenciamento de projetos estabelecida, temos:

  • Melhor tomada de decisão
  • Minimização de riscos
  • Maximização de recursos
  • Comprovação de valor aos stakeholders
  • Ativação do sucesso repetitivo

Quer saber mais sobre como estruturar Gestão de Projetos? Entre em contato com a Soluções.

Texto em 29/05/2017
Escrito por Lucas Cypriano
Diretor de Projetos

Written by

The author didnt add any Information to his profile yet

Deixe uma resposta