Certamente você já ouviu falar sobre processos em algum momento da sua vida. Toda empresa possui diversos processos para alcançar seus objetivos e resultados finais. Segundo o guia PMBOK – 4ª edição, um processo é um conjunto de ações e atividades inter-relacionadas, que são executadas para alcançar um produto, resultado ou serviço predefinido. Cada processo é caracterizado por suas entradas, as ferramentas e as técnicas que podem ser aplicadas e as saídas resultantes.

Bom, entendemos bem o que é um processo. Mas o que seria a Gestão por Processos? Quais são os benefícios desse método? Por que toda empresa deveria implementar em sua gestão? Vamos falar sobre isso agora mesmo!

Na prática, esse método tem como objetivo inicial compreender os processos que agregam valor na visão de futuro da empresa e em sua estratégia organizacional, modelá-los com vistas nas oportunidades de melhorias e padronizá-los por meio da descrição de como o processo deve ser executado a partir de documentos padrões (um modelo amplamente utilizado é o POP – Procedimento Operacional Padrão). A partir dos processos mapeados, definem-se indicadores de desempenho dos processos para que os mesmos passem a ser monitorados de forma a mensurar o alcance dos resultados dos mesmos. A partir dos resultados dos indicadores e também das possibilidades de melhoria no sistema de trabalho observadas pelos próprios colaboradores, os processos são aprimorados continuamente para alcançar melhores resultados.

Em suma, a gestão por processos é uma forma de gerenciar os processos de uma organização para que os mesmos aconteçam da melhor maneira possível e a cada vez melhor. Nesse tipo de estrutura gerencial todos os membros da organização possuem uma visão de dono de suas atividades, e tem suas funções bem definidas, garantindo uma maior eficiência e eficácia no dia a dia empresarial. O foco de toda a empresa se torna a satisfação dos clientes e os resultados almejados.

Alguns Benefícios da Gestão por Processos:

  • Alinhamento entre estratégia e operação
  • Mais qualidade no produto e/ou serviço
  • Visão sistêmica dos processos
  • Simplificação dos processos
  • Melhor aproveitamento dos recursos da empresa
  • Agilidade na tomada de decisão e solução de problemas
  • Gestão do conhecimento
  • Melhoria contínua

Quer aumentar a satisfação dos seus clientes? Aplique a Gestão por Processos e potencialize seus resultados!

Texto em 22/05/2017
Escrito por Christina Magalhães
Diretora de Qualidade da Gestão 2016.2

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