Imagine se as empresas soubessem exatamente qual a quantidade demandada dos seus produtos… Provavelmente, elas comprariam a quantidade exata de suprimentos para a fabricação e comercializariam tudo o que produzissem! 

Mas, na prática, não é bem assim que acontece!

Tanto a demanda dos produtos quanto o fornecimento de suprimentos variam de acordo com diversos fatores. Para tanto, podem ser utilizadas previsões a fim de minimizar a falta de insumos no sistema produtivo e buscar assegurar o atendimento pleno dos pedidos. Para atender às necessidades decorrentes de variações na previsão, ou até mesmo para garantir o ressuprimento quando não são feitas previsões, utiliza-se o estoque.  

A ausência de estoque de materiais pode limitar a produção e consequentemente as vendas da empresa, bem como, o excesso de materiais gera um alto custo para ela. E é aí que surge a Gestão de Estoques, uma ferramenta de estratégia fundamental para a sobrevivência do negócio.

A Gestão de Estoques consiste em metodologias para estudo e análise do controle do fluxo de materiais dentro da organização, apontando ainda informações importantes sobre previsão de vendas e compras. Desde que feito de maneira eficiente, o gerenciamento do estoque proporciona:

imagem2

Um bom controle de estoque, além de trazer diversas vantagens para a empresa, permite atender os clientes na hora desejada e, principalmente, com a quantidade necessária, garantindo assim a satisfação dos mesmos. 

Quer saber um pouco mais? Entre em contato com a Soluções!

 

Texto em 09/09/2016
Escrito por Ana Paula Alves dos Santos
Gerente de Relações Públicas

Deixe um comentário